sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eduardo no confronto com Dilma


PSB x PT Carta com cobrança de Eduardo expõe embate político

Ana Lúcia

As diferenças entre o PSB de Eduardo Campos e o PT do ex-presidente Lula ultrapassaram os limites eleitorais e atingiram a relação administrativa entre Pernambuco e a União. Após reunião de monitoramento com vários secretários que integram o Comitê de Enfrentamento à Estiagem, ontem, Eduardo Campos fez questão de tornar pública sua insatisfação com o tratamento que tem recebido do governo da presidente Dilma Rousseff. Denunciou o socialista que falta agilidade da União nas intervenções emergenciais da Operação Seca instalada no Estado (Leia mais no caderno Cidades). Foram quatro horas de reunião tomadas, em grande parte, pelo relato do governador das dificuldades que vem enfrentando nos projetos em parceria com o governo Dilma. O resultado do desabafo seguiu em uma carta para a presidente com pedidos como, por exemplo, o de ampliação do Programa Bolsa Estiagem. Eduardo também cobrou da presidente reforço na adutora do Oeste, responsável pelo abastecimento do Sertão do Estado.

As cobranças públicas do presidente nacional do PSB à presidente Dilma chegam no dia seguinte em que Eduardo Campos também cobrou do PT reciprocidade na relação com seu partido na esfera política. O socialista acusou os petistas de "não retribuírem na mesma proporção" o apoio recebido do PSB no segundo turno das eleições municipais. Os dois partidos ainda se enfrentam em três cidades (Campinas, Cuiabá e Fortaleza), mas o PSB apoia o PT em onze dos 17 municípios onde o PT disputa a eleição no próximo domingo.

Com a decisão de expor uma insatisfação com Dilma e com o PT, o governador assina embaixo do vasto noticiário, até então especulativo, de que as relações entre ele o Paládio do Planalto não andam mais em clima de aliados. Apesar do fato de o PSB ter dado suporte a muitos palanques do PT nessas eleições ? sobretudo em São Paulo, projeto prioritário do ex-presidente Lula ?, o enfrentamento entre as legendas em capitais como Recife, Belo Horizonte e Fortaleza (este em 2º turno) acendeu o sinal vermelho no PT em torno dos passos de Eduardo rumo à política nacional. Embora ainda eles não traduzam com precisão os rumos que o governador pernambucano deve tomar, instalou-se em Lula, em Dilma e no PT uma sensação de que o presidente nacional do PSB já arquiteta voo próprio à Presidência da República.

Tão logo venceu a eleição no Recife, elegendo Geraldo Julio prefeito, Eduardo encampou um discurso "nacional": o da defesa de um novo Pacto Federativo. Com essa bandeira, aquecida pela "chiadeira" de prefeitos e de outros governadores insatisfeitos com os novos encargos criados pelo Congresso Nacional, e munido da experiência de ter uma administração aprovada, o governador pode estar abrindo uma estrada que o aproximará do lugar de chegada: o Palácio do Planalto. Seja em 2014 ou na eleição seguinte (2018).

Fonte: Jornal do Commercio  (PE)

Nenhum comentário: