domingo, 21 de outubro de 2012

PT já lidera em 3 capitais; PSDB, em 1


A uma semana das eleições, o PT lidera em três das 13 capitais onde haverá segundo turno, entre elas São Paulo, e está em empate técnico com o PSB em uma, Fortaleza. O PSDB lidera em uma capital, Manaus

PT e PSDB polarizam disputa de 2º turno

Petistas lideram em três capitais e brigam voto a voto em quatro; tucano está à frente em Manaus

Isabel Braga, Paulo Celso Pereira

BRASÍLIA - A uma semana da eleição, os dois principais institutos de pesquisa do país já divulgaram levantamentos sobre a disputa em 27 das 50 cidades em que há segundo turno, sendo 13 delas capitais. O PT saiu na frente e lidera em cinco das cidades pesquisadas, três delas capitais - São Paulo, João Pessoa e Rio Branco - e disputa voto a voto com o PSB a dianteira em Fortaleza. Principal adversário dos petistas, o PSDB está também à frente em cinco das cidades pesquisadas, mas apenas uma é capital, Manaus. Os tucanos, no entanto, asseguram que estão à frente também em Belém e Teresina, que ainda não tiveram sondagens divulgadas por esses dois institutos.

Se a comparação do resultado do primeiro turno deste ano com as eleições de 2008 demonstraram um fracasso eleitoral retumbante para o PT - com a eleição apenas do prefeito de Goiânia (GO) - agora o cenário deverá ser, no mínimo, de alento. A tendência, segundo as pesquisas, é francamente favorável a que o ex-ministro da Educação Fernando Haddad se eleja em São Paulo e Otacílio Cartaxo chegue à vitória em João Pessoa, na Paraíba. Nas outras quatro disputas de capitais, a briga está acirrada: em Cuiabá e em Fortaleza, contra candidatos do PSB; em Salvador, contra o DEM; e em Rio Branco, com o PSDB.

Em Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) e o petista Elmano de Freitas aparecem tecnicamente empatados. O mesmo acontece no Acre, com Marcos Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB). A pesquisa Ibope em Salvador, divulgada sexta-feira, aponta o líder do DEM na Câmara, ACM Neto, com 47% das intenções de voto e Nelson Pelegrino (PT) com 39%. Em Cuiabá, apesar da aposta do PT no crescimento de Lúdio Cabral, o Ibope mostrou o candidato do PSB, Mauro Mendes à frente, com 48% das intenções de voto, contra 43% .

No universo de 34 cidades com mais de 200 mil eleitores, excluindo as 17 capitais, o PT admite dificuldades naquelas que disputa na região Sul e em Minas Gerais, com exceção de Montes Claros. Os petistas apostam, no entanto, em bom resultado nas 21 cidades do restante do país em que disputam neste segundo turno, incluindo as capitais.

- A avaliação dos cientistas políticos é que teríamos só Goiânia, que o PT só cresceria no grotões. O PT obteve 17 milhões de votos, é verdade que fomos para as pequenas cidades, mas não perdemos a competitividade nas grandes cidades - afirma o secretário-geral da Mobilização do partido, Paulo Frateschi: - Quem apostou na nacionalização do discurso e no conservadorismo, se deu mal. Superamos, em 2010, o discurso conservador, de quem quer colocar religião no debate. E estamos superando de novo. Dá para concluir que nem os evangélicos são tão conservadores como eles achavam.

Os tucanos disputam o segundo turno em oito capitais e nove outras cidades. Pelos cálculos de integrantes do partido, seus candidatos lideram em três capitais e cinco outras cidades. Os tucanos comemoram o bom desempenho em capitais e cidades do Norte e Nordeste, citando a chance de vitória em Belém (PA), Manaus (AM), Campina Grande (PB) e Teresina (PI) e em duas cidades da região Sul: Blumenau (SC) e Pelotas (RS).

- No Sul do país, as duas cidades em que lideramos mostram a renovação de quadros do PSDB. E no Norte e Nordeste, nosso ponto fraco, estamos vendo o PSDB florescer. Temos quadros bem avaliados com chances reais de ganhar a eleição. Há um novo caminho para a gente, já é uma preliminar para 2014 - disse o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG).

No estado de São Paulo, onde já elegeram no primeiro turno 176 prefeitos, os tucanos disputam em sete cidades, incluindo a capital, onde José Serra está atrás do petista Fernando Haddad nas pesquisas. Segundo as últimas pesquisas divulgadas, o PSDB lidera com folga em duas cidades (Franca e Taubaté), estão em empate técnico em Sorocaba, mas com muita dificuldade em Ribeirão Preto, Jundiaí e Guarulhos, além da capital paulista.

PT e PSDB lideram a corrida no segundo turno, mas outros partidos da base governista também estão na disputa, com o PMDB liderando em quatro das cidades que tiveram pesquisas, sendo apenas em uma capital, Florianópolis.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: