domingo, 21 de outubro de 2012

Escala municipal para o Planalto


Segundo turno em 17 capitais estaduais fecha o primeiro tempo das disputas que realmente interessam aos principais partidos do país: as sucessões de governadores e da presidente Dilma Rousseff daqui a dois anos

Paulo de Tarso Lyra

O segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo, traz disputas em 17 das 26 capitais do país e coloca na mesa os planos e as estratégias dos principais partidos brasileiros. O PT quer vencer a chamada joia da coroa — São Paulo —, manter a hegemonia no Nordeste, freando o crescimento do PSB de Eduardo Campos, e virar a página do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). O PSDB luta para voltar à capital paulista, receoso de que a derrota custe o Palácio dos Bandeirantes em 2014. Mas crescer no Nordeste não foi ruim para a legenda, que planeja uma “despaulistização” do partido, solidificando a candidatura de Aécio Neves para a Presidência em 2014. 

Não há como escapar do peso da disputa paulistana para redesenhar o mapa eleitoral. Após a abertura das urnas no primeiro turno, o resultado equilibrado na distribuição dos votos tornou ainda mais fundamental a definição da eleição paulistana. “Como ninguém ganhou de forma avassaladora, não é possível contar vantagem sem saber quem será o futuro prefeito de São Paulo”, resumiu ao Correio um assessor governista.

O peso de administrar a maior cidade do país movimentou as cúpulas partidárias de PT e PSDB. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “inventou” a candidatura de Fernando Haddad e conseguiu, com o auxílio da presidente Dilma Rousseff, levar um candidato que patinava em 3% das intenções de voto para o patamar de 49% a uma semana da eleição em segundo turno. 

Para Lula, eleger Haddad significaria ainda outra vitória. Ele poderia apagar o desgosto de ver seus antigos aliados na máquina petista — José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares — condenados por corrupção ativa e, possivelmente, por formação de quadrilha, no julgamento do mensalão. 

Em entrevista recente ao jornal Clarín, da Argentina, Lula disse que “a resposta dos eleitores ao mensalão foi dada em 2010”, quando ele deixou o Palácio do Planalto com 87% de aprovação e elegeu como sucessora Dilma Rousseff. Mas, na reunião do Diretório Nacional do PT, há quase duas semanas, o próprio José Dirceu pediu para que seus correligionários esquecessem o mensalão e se concentrassem na eleição de Haddad para a prefeitura de São Paulo. 

O PSDB enfrenta um dilema na disputa paulistana. Com a possibilidade de vitória cada vez mais distante, José Serra pode estar despedindo-se da vida política aos 70 anos de idade. A escolha de um candidato com índices estratosféricos de rejeição expôs um partido que ainda se mantinha refém de velhas lideranças. Perder a capital tornará mais frágil a situação do governador, Geraldo Alckmin, na batalha pela reeleição em 2014. Principalmente porque o PT disputa ainda cidades estratégicas no segundo turno no ABC paulista, buscando sufocar a hegemonia tucana, no poder estadual desde 1994. 

Mas, diante de um quadro difuso da política brasileira, nem toda vitória é completa, assim como nem toda derrota pode ser considerada definitiva. A proximidade de um possível réquiem de Serra já fez com que Aécio Neves se reunisse com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para inverter o eixo de poder no partido. O PSDB foi bem em Pernambuco, lidera a disputa em Teresina, em Manaus e está no segundo turno em João Pessoa e em Vitória. “O PT está crescendo apenas nos grotões. Perdeu o contato com a classe média”, declarou o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

O PT, contudo, virou o jogo no Nordeste. Há duas semanas, os prognósticos eram pessimistas. A uma semana do segundo turno, o partido disputa palmo a palmo a eleição em Fortaleza, em Salvador e lidera com relativa folga em João Pessoa, mas afundou com o clã Sarney em São Luís. 

O resultado foi importante para diminuir o entusiasmo do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ele elegeu, em primeiro turno, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, candidato tão “inventado” por ele quanto Haddad por Lula. O PSB também está no segundo turno em Fortaleza e venceu no primeiro turno em Belo Horizonte. A maior derrota foi a tentativa de reeleição de Luciano Ducci como prefeito de Curitiba. “Um candidato ruim”, resumiu ao Correio um dirigente pessebista. 

Nas análises palacianas, contudo, Eduardo Campos tem mérito completo somente na eleição de Geraldo Júlio. Nos demais resultados, a paternidade é questionável. “Existe o PSB do Eduardo, o PSB de Ciro e Cid Gomes (Fortaleza) e o PSB sublegenda do PSDB (Curitiba e Belo Horizonte)”, definiu, maldosamente, um aliado da presidente Dilma. 

Até mesmo o PMDB resolveu botar as asinhas de fora. O vice-presidente da República, Michel Temer, correu para garantir o apoio de Gabriel Chalita a Haddad na eleição paulistana. Assegurou mais quatro anos no Planalto se Dilma Rousseff for reeleita em 2014. A reeleição de Eduardo Paes, no Rio, contudo, colocou o PMDB fluminense como sombra do PMDB de Temer nas negociações futuras.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: