sexta-feira, 12 de abril de 2013

PSDB escala FH para defender sigla em SP

Ex-presidente aparecerá na propaganda do partido ao lado de Alckmin

Silvia Amorim

SÃO PAULO - Em um momento delicado para o partido, diante do crescimento do PT em São Paulo na última eleição e da perspectiva de uma disputa acirrada para a sucessão estadual em 2014, o PSDB escalou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para defender a legenda na propaganda política a ser veiculada no rádio e na TV a partir de hoje no estado. FH vai aproveitar o aniversário de 25 anos do PSDB para falar do legado deixado pelos tucanos ao Brasil, especialmente em São Paulo.

A próxima eleição paulista tem sido apontada por líderes tucanos como a mais difícil dos últimos anos para o partido. Depois de 18 anos no poder, há uma preocupação com o discurso de mudança pregado pelo PT e que foi bem-sucedido na eleição para a prefeitura de São Paulo.

Em março, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff foram os protagonistas da propaganda institucional do PT no rádio e na TV em São Paulo. Lula apareceu dizendo que estava na hora de o PT "fazer mais" pelo estado.

FH dividirá com o governador Geraldo Alckmin, candidato natural à reeleição, o espaço nas inserções partidárias. O ex-governador José Serra não aparecerá nas gravações, que serão veiculadas até a semana que vem.

Com o slogan "PSDB sabe o jeito certo de governar", a propaganda faz também um ataque ao PT, embora não mencione o adversário nem entre no mérito de comparar gestões petistas e tucanas. A escolha do tema não foi aleatória, e sim resultado de pesquisas com grupos de eleitores sobre os pontos positivos e negativos do PSDB em São Paulo. A sondagem mostrou que a maior fragilidade da legenda continua sendo a imagem de governar somente para ricos.

Não por acaso esse é um dos assuntos em pauta na eleição interna do PSDB este ano. No próximo domingo, o partido vai eleger a nova direção na capital paulista. O vereador Andre Matarazzo deverá ser eleito presidente da sigla.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: