terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Os palanques exclusivos
De olho na manutenção da ampla base aliada, a presidente Dilma tratará como exceção apoios exclusivos a candidatos do PT aos governos estaduais. Apenas a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) que concorrerá no Paraná; e Rui Costa, candidato na Bahia, deverão receber tratamento privilegiado. Os demais, segundo interlocutores palacianos, “podem tirar o cavalo da chuva.”

Cada um com seus problemas
Ameaça feita pelo governador Tarso Genro (RS), de não concorrer à reeleição, caso a presidente Dilma não suba apenas no seu palanque, não teve o menor eco no Planalto. A justificativa é simples: a reeleição de Dilma é a prioridade.

Onde o bicho pega
"Desse jeito, o PT quer tentar nos transformar no DEM". A frase, de um peemedebista da alta cúpula, resume como estão as negociações entre os dois partidos para as eleições. Além de reeleger a presidente Dilma, outra prioridade do PT é aumentar suas bancadas na Câmara e Senado, para deixar de ser refém do PMDB no comando do Senado e acabando com o revezamento a cada dois anos na presidência da Câmara. Proposta feita pelo PT no Espírito Santo foi considerada uma ofensa pelos peemedebistas: lançar ao Senado ex-deputado João Coser (PT), em vez de Paulo Hartung (PMDB), com mais de 40% nas pesquisas de intenções de voto.

“Para 2014, certo mesmo só a incerteza: se as manifestações terão a dimensão das de junho; se a seleção do Felipão vai ganhar a Copa; e se as eleições a presidente se resolverão no 1º turno."

Chico Alencar
Deputado federal PSOL-RJ

Para onde
No xadrez ministerial trabalhado no Planalto, o nome do presidente nacional do PTB, Benito Gama, é dado como certo na Esplanada. O lugar exato ainda é dúvida. Por ora, seria contemplado com o Ministério do Turismo, mas o PMDB resiste à ideia de perder a pasta. Ela é uma das que mais libera emendas e verbas aos parlamentares.

Na torcida
Petistas torcem para que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, resolva concorrer em 2014. A presidente, apostam que não ganha. Se optar pelo Senado, avaliam que será mais um entre outros 80 e terá que deixar a mais alta Corte.

Projeto ícone
Entre os socialistas, corre o temor que Marina Silva resolva não aceitar ser candidata a vice de Eduardo Campos a presidente. Acham que ela não é política de ir “a reboque” de outros nomes e que seu projeto é ser um ícone. O partido trabalha intensamente para que a chapa Eduardo Marina seja formada o mais rápido possível.

Pede para sair
O pedido de demissão de Geddel Vieira Lima (PMDB) da Caixa Federal pelo Twitter só expõe a fragilidade da relação com a presidente Dilma. Dias antes, um peemedebista pediu que ela exonerasse. A resposta: “não me darei ao luxo.”

Jingle Bells
A relação com o Congresso não é das melhores, mas a presidente Dilma ganhou dezenas de presentes de deputados e senadores. Entre eles, uma Nossa Senhora de quase dois metros, uma bolsa de grife, cestas de vinhos e chocolates.

Selfie. Em viagem de avião de Brasília para a Bahia, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), passou quase todo o voo fazendo autorretratos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: