quarta-feira, 4 de junho de 2014

Campos visita AfroReggae e ataca política nacional de segurança pública

• O pré-candidato à presidência da República defendeu a criação de um Sistema Nacional de Segurança, nos moldes da Saúde e da Assistência Social

Cássio Bruno – O Globo

RIO — Em ritmo de campanha, o pré-candidato a Presidência da Republica pelo PSB Eduardo Campos visitou na tarde desta terça-feira o Centro Cultural do AfroReggae, na favela de Vigário Geral, zona norte do Rio, que é dominada pelo tráfico de drogas. Ao lado da ex-senadora Marina Silva, que será a vice em sua chapa, Campos atacou a política nacional de segurança pública do governo da presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição pelo PT. Segundo o ex-governador de Pernambuco o governo federal é omisso em relação ao tema.

— O governo federal corre desse tema de segurança, se omite. Não coloca recursos, não discute um pacto federativo para fortalecer e formar um sistema nacional de defesa social e segurança pública — criticou o socialista.

Aos jornalistas, Campos defendeu a criação de um Sistema Nacional de Segurança, nos moldes da Saúde e da Assistência Social. O pré candidato, no entanto, negou criar um ministério de Segurança Pública caso seja eleito. O ex-governador também defendeu as manifestações no período da Copa do Mundo, mas sem violência.

— O Brasil não conseguiu construir e consolidar um sistema nacional de segurança. Não se pode ter um sistema apenas para quando houver uma Copa do Mundo. O povo está precisando de mais segurança — afirmou ele.

Eduardo Campos evitou criar polêmica após as declarações do deputado federal Alfredo Sirkis (PSB-RJ). Em entrevista ao GLOBO, Sirkis disse que Campos está conduzindo de forma bizarra e negligente a sua pré-campanha no estado do Rio.

— O Sirkis vai ser ouvido e vai dar a contribuição dele — disse Campos, que defendeu a pré-candidatura do deputado federal Miro Teixeira (PROS) ao governo fluminense. — Nenhuma campanha decolou ainda. Essa é uma fase de diálogo e preparação.

Campos e Marina chegaram ao AfroReggae por volta das 16h, e foram recebidos por um grupo de crianças do projeto, que fizeram uma apresentação de percussão. Os dois também visitaram as instalações do Centro Cultural criado após a chacina de Vigário Geral, em 1993. Eles foram recepcionados pelo idealizador do projeto, José Júnior, que chegou ao local acompanhado por seguranças e por policiais do CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais), que fazem sua segurança após ter recebido ameaças de morte.

Além de Marina, Campos estava acompanhado por assessores e pelo prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo (PSB). O grupo assistiu apresentações de dança, teatro e música. Em fevereiro deste ano, o pré-candidato à presidência pelo PSDB Aécio Neves, esteve na sede do AfroReggae na Lapa.

Nenhum comentário: