quarta-feira, 4 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Alta-tensão
Representantes da Força Sindical prometem parar a maior capital do país às vésperas da abertura da Copa. Para esta sexta-feira, data da chegada de várias delegações estrangeiras a São Paulo, trabalhadores metalúrgicos, da construção civil e, ainda, da construção pesada, combinaram várias passeatas ao Aeroporto de Congonhas. A movimentação foi tanta que o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, chamou representantes da Força Sindical e pediu encarecidamente que deixem o caminho do aeroporto livre.
» » »
A ideia dos sindicalistas, conta o deputado Paulinho da Força (SDD), é transferir o movimento para a Praça da Sé, centro da capital paulista e seguir até o estádio. O motivo da manifestação é o risco de demissões. "A indústria está parada e as demissões virão. Agora, vieram as férias coletivas, que são preocupantes. Vamos chamar a atenção para esse problema", diz Paulinho. Entre os tucanos, o parlamentar tem sido chamado de "mui amigo".

A crença de Argôlo
Apesar da licença médica a que se submeteu, o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) fez questão de vir a Brasília para assinar a notificação do Conselho de Ética. Ele quer falar e acha que, por ser novinho, pode escapar da guilhotina no plenário da Câmara.

O andar da carruagem
Os parlamentares experientes não acreditam que Argôlo se livrará facilmente do processo. A tradição da Casa é assar aqueles do chamado "baixo clero". A aposta é a de que, quanto mais perto da eleição o caso for votado, pior para o deputado baiano. Embora não seja certo de que o processo de perda de mandato chegue ao plenário antes do recesso.

Um homem, dois ritmos
Como presidente da CPI da Petrobras no Senado, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) marcou logo o depoimento do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa para a semana que vem. Já no papel de presidente da CPI Mista, continuou tudo parado, nem nova data de reunião foi marcada.

Conselhos de Lula
O ex-presidente mandou um recado a todo o PT, inclusive à presidente Dilma Rousseff: é preciso desde já reduzir os ataques a Eduardo Campos, do PSB. O PT calcula que Aécio Neves estará no segundo turno e, quem levar o apoio do PSB, terá a vantagem. A operação agora será toda no sentido de evitar que o PR feche o apoio a Eduardo, dando ao socialista mais tempo de tevê. As conversas entre o Partido da República e o pernambucano começaram há alguns dias, via Anthony Garotinho.

CURTIDAS
Primeiro, o Mickey!/ Michel Saliba, advogado do deputado André Vargas (foto), sem partido-PR, que cuida do processo no Conselho de Ética, telefonou ao presidente do colegiado pedindo que adiasse a sessão de ontem porque ele estava em Orlando com a família. Não conseguiu. Teve sessão e elenco de testemunhas.

Dupla-face/ O doleiro Alberto Youssef consta como testemunha tanto da acusação quanto da defesa.

Olho na tabela I/ Os partidos que deixaram suas convenções para os últimos dias correm o risco de aparecer candidato e o eleitor nem ligar. O PSB de Eduardo Campos, por exemplo, marcou o congresso para o dia 28 deste mês e a tem convenção para 29, dia de São Pedro. Num dos dias, haverá jogo do Brasil.

Olho na tabela II/ Se o Brasil for o primeiro colocado da sua chave, estará em campo em 28 de junho, data do Congresso do PSB. Se a Seleção Brasileira for a segunda, estará em campo no dia 29. Que São Pedro nos proteja!

Nenhum comentário: