sexta-feira, 4 de novembro de 2016

‘Governo do RJ quer tornar o servidor o algoz da crise’ diz associação

• Thaís de Andrade Rabelo, defensora pública, diz que reajuste da alíquota previdenciária vai penalizar apenas o servidor

- O Globo

RIO - A presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública, Thaís de Andrade Rabelo, disse que o governo do estado quer tornar o servidor público o algoz da crise. Para ela, que integra o Movimento Unificado de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Musp), a causa da crise não é o servidor e sim a gestão administrativa. Thaís Rabelo culpa ainda a isenção fiscal dada às empresas como um dos causadores da grave crise financeira:

— Isenção fiscal é renúncia de receita — disse Thaís Rabelo. — Com esse pacote de austeridade, o governo quer tornar o servidor o algoz para a população quando o causador da crise é a gestão. Vivemos um cenário em que já falta de professor, de médicos.

O aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, uma das medidas do pacote de austeridade, foi bastante criticada pela presidente da associação:

— O governo vai penalizar o servidor e não vai resolver o problema do Rioprevidência. Estudos mostram que o aumento de 3% só vai cobrir o rombo de um mês. Mas, enquanto isso, diminuirá o poder de compra do funcionalismo.

O médico Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos e integrante do Musp, disse que o “pacote das maldades” está gerando indignação no funcionalismo.

— A área da Saúde tem sido uma das mais atingidas e isso é grave. Em um estado em situação falimentar, o adoecimento das pessoas vai aumentar — avaliou Darze.

Outra medida que consta do pacote é a criação de um teto para reajustes salariais. Conforme as novas regras, a concessão de reajustes não poderá exceder o patamar de 70% do crescimento da receita líquida (arrecadação com impostos mais transferência) do ano anterior:

— É preciso arguir a constitucionalidade dessa medida. o reajuste está condicionado à receita e não à reposição das perdas salariais do ano anterior, que tem que ser feito com base na inflação.

Nenhum comentário: