quarta-feira, 26 de julho de 2017

Hartung estuda mudança para o DEM

Por Cristian Klein | Valor Econômico

RIO - O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que tem criticado o presidente da República Michel Temer e se mostrado insatisfeito com o PMDB, recebeu convite do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para se filiar ao DEM, em mais um movimento que põe Temer e Maia, primeiro na linha sucessória, em lados opostos. Nas últimas semanas, o motivo da disputa foi o assédio para atrair deputados federais que estão de malas prontas para sair do PSB.

O convite de Maia para que Hartung migre para o DEM foi feito num almoço, durante visita do presidente da Câmara ao Espírito Santo, há 40 dias. A assessoria do governador confirmou a proposta e disse que o "convite ficou em aberto".

Secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, o ex-prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), conta que conversou com o presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia (RN), que lhe deu mais detalhes da negociação. "Ele me disse que o governador ficou feliz com o convite e acertaram de conversar mais à frente", disse. Segundo o relato de Agripino, Hartung teria afirmado que poderia levar mais dois deputados federais para o DEM, entre eles Lelo Coimbra - quadro histórico do PMDB capixaba e antigo aliado do governador. "O governador já vem dando sinais de que não está satisfeito e que quer mudar de partido", diz. Com isso, Hartung tenta descolar sua imagem do PMDB de Temer.

Outro deputado federal que poderia ir para o DEM é Evair de Melo, do PV. O parlamentar faz parte do grupo de políticos que estaria sendo incentivado por Paulo Hartung a entrar no DEM, e que inclui o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, do PMDB.

O deputado estadual também conversa com o PSD, mas, de acordo com Rodney Miranda, "ele certamente virá" para o DEM, caso Hartung filie-se ao partido. A conexão de Rodrigo Maia com o PSD capixaba também é forte e seu encontro com o governador foi intermediado pelo diplomata e secretário da Casa Civil, José Carlos Fonseca Júnior, que é amigo de Maia e presidente estadual da legenda, criada em 2011 como dissidência do DEM.

Miranda afirma que a filiação de Hartung está sendo tratada pela direção nacional da sigla e que a migração de outros políticos será cuidada pela direção regional, da qual é presidente licenciado. O secretário estadual conta que há negociação com alguns prefeitos e que "está bem conversado" para trazer, a seu convite, outro deputado federal, cujo nome prefere não revelar.

A ida de Paulo Hartung, no entanto, pode representar perdas para a sigla. Liderança mais emblemática do DEM capixaba, o deputado estadual Theodorico Ferraço, 79 anos, pai do senador Ricardo Ferraço (PSDB), está rompido com o governador, desde que o pemedebista deixou de apoiar sua reeleição à presidência da Assembleia, no início do ano, para emplacar Erick Musso. Hartung e Theodorico Ferraço era aliados históricos, mas o clima entre os dois é de beligerância. O parlamentar reclama que o governador estaria articulando a filiação de políticos ao DEM, sem qualquer consulta a ele, como vice-presidente estadual. "A parte majoritária do partido está com o governo. Mas acho que, se Hartung vier, ele sai", diz Miranda. A deputada federal Norma Ayub, mulher de Ferraço, o acompanharia. De todo modo, o saldo seria positivo: em vez de um, o DEM passaria a ter três dos dez parlamentares da bancada capixaba em Brasília.

Nenhum comentário: