Segundo ex-presidente, é legítimo que Michel Temer
Silvia Amorim | O Globo
SÃO PAULO — Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo federal decretou a intervenção na segurança do Rio de Janeiro porque está "encurralado". O tucano evitou se posicionar sobre a medida, alegando não ser especialista em segurança. Mas falou sobre efeitos que a intervenção poderá ter na eleição e defendeu ser "legítimo" que o presidente Michel Temer tire proveito político da ação.
— Não sei quais foram os motivos que levaram (à intervenção) a não ser mesmo a segurança. Tem outros? Pode tirar proveito? É legítimo tirar proveito. Acho que o governo fez porque está encurralado. Tem que fazer alguma coisa e governos que não são fortes apelam para o militar — disse FH.
A declaração foi feita durante entrevista nesta terça-feira no evento "Fórum Estadao". Perguntado como agiria se estivesse presidente da República, ele desconversou.
— Eu sei lá. Não sou especialista em segurança pública. Não sei qual é a solução.
FH disse apenas o que acredita ser o caminho a não ser seguido.
— Não pode ser (uma ação) de repente e espetacular. É um processo que precisa ter continuidade e perseverança. Tem que restabelecer a confiança da população com a autoridade.
Ele lembrou que na gestão dele ma Presidência houve pressão para decretar intervenções em alguns estados e citou como exemplo o Espírito Santo.
— Na época não fiz porque a intervenção paralisaria as reformas constitucionais.
FH atribuiu a situação menos problemática da segurança pública em São Paulo à existência de uma única facção criminosa no estado. Para ele, a polícia paulista também estaria sendo "eficiente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário