segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Bela Megale - O discurso de perdedor de Bolsonaro nas eleições municipais

- O Globo

O presidente Jair Bolsonaro já tem um discurso ensaiado para tentar tirar do seu colo derrotas amargadas por boa parte de candidatos que ele apoiou nas eleições municipais. O caso mais emblemático é o de Celso Russomano, que ficou em 4o lugar em São Paulo.

Segundo integrantes do governo, a estratégia é defender a tese de que o apoio público dado pelo presidente serviu para mostrar ao eleitor o seu contínuo incentivo ao voto conservador, com o propósito de aprofundar os laços com essa base, em especial, com os evangélicos.

Em conversas recentes, quando aliados alertaram o presidente de que o cenário estava ruim e as derrotas seriam associadas a ele, Bolsonaro já vinha saindo pela tangente. Ele dizia que não mergulhou de cabeça nas campanhas, mas deu apoios pontuais a alguns nomes. Na semana passada, Bolsonaro decidiu fazer um "horário eleitoral próprio" com lives de apoio a candidatos. 

Alguns ministros e integrantes do governo avaliam que a ideia de atuar nas eleições municipais foi um erro e que Bolsonaro deveria ter permanecido neutro, como era o plano inicial. Parte deles atribui a mudança de postura à influência do filho “03” de Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que abraçou o nome de vários candidatos.

Nenhum comentário: