segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Voto antipolítica fica para trás

Eleitores privilegiaram em suas escolhas nomes já conhecidos e com experiência pública testada, ou no Executivo ou no Legislativo

Por Malu Delgado e Ricardo Mendonça | Valor Econômico

SÃO PAULO - Pulverização partidária, ascensão do DEM como grande força de direita, recuperação da esquerda sem a hegemonia petista e derrota do bolsonarismo foram as principais marcas das eleições municipais de ontem. Foi um pleito com características bastante distintas do anterior, em 2018, quando postulantes que negavam a política se elegeram nos Estados e despontaram como novas lideranças no Congresso, puxados pelo radicalismo de extrema-direita de Jair Bolsonaro.

DEM e esquerda se fortalecem em capitais

Desta vez, os eleitores privilegiaram nomes já conhecidos e com experiência pública. Para o cientista político Leonardo Avritzer, esses movimentos políticos apontam para um “pós-bolsonarismo” em 2022. A disputa foi realizada em 5.567 municípios em meio à pandemia, com o número recorde de 556.033 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Uma eleição em que os 147,9 milhões de eleitores aptos a votar foram chamados a exercer esse direito.

O DEM é um dos partidos que saem fortalecidos: venceu a disputa no primeiro turno em três capitais - Florianópolis, Curitiba e Salvador - e disputa o 2º turno no Rio, com Eduardo Paes. O vencedor com uma das maiores votações proporcionais nas capitais até o início da madrugada de hoje era Alexandre Kalil (PSD), em Belo Horizonte, reeleito em primeiro turno com 63,37% dos votos.

No Recife, um fato inédito: a histórica polarização entre direita e esquerda deu lugar a uma disputa, no segundo turno, entre candidatos do mesmo campo político (esquerda). O deputado João Campos (PSB) ficou com 29,17% dos votos, seguido pela deputada Marília Arraes (PT), com 27,95% - os dois são, respectivamente, bisneto e neta do ex-governador Miguel Arraes.

No grupo dos candidatos eleitos em primeiro turno apoiados por prefeitos em fim de mandato o maior destaque foi Bruno Reis (DEM), em Salvador, apadrinhado pelo prefeito ACM Neto (DEM).

Nenhum comentário: