sexta-feira, 2 de abril de 2021

Hélio Schwartsman - E se dessem um golpe em Bolsonaro?

- Folha de S. Paulo

Se, para apear o homem, nossos generais tivessem de pôr tanques na rua, aí até eu seria contra

Hoje eu proponho um experimento mental. Imaginemos que os militares brasileiros deem um golpe, mas para tirar Jair Bolsonaro da Presidência. Como você, dileto leitor, reagiria? Se você for bolsonarista, ficaria chateado, mas não é em sua opinião, e sim na dos outros 70%, que estou interessado hoje.

Há golpes e golpes. Se, para apear o homem, nossos generais tivessem de pôr tanques na rua e promover uma ruptura da ordem constitucional, aí até eu, que sou consequencialista e considero a neutralização de Bolsonaro uma prioridade, seria contra.

É que, pelo consequencialismo que me parece mais viável, o “rule consequentialism”, devemos acatar as regras que, no longo prazo, contribuam para produzir mais bem do que mal. E a regra que manda evitar a violência para resolver disputas políticas se enquadra nessa categoria.

Imaginemos, porém, um cenário menos drástico, em que os generais chamassem Bolsonaro para uma conversa particular e o persuadissem de que seria do interesse de todos que ele renunciasse, dando posse ao vice-presidente, como manda a Constituição.

Poderíamos passar anos discutindo se isso configura um golpe ou se está dentro do jogo de pressões e contrapressões que é parte inafastável da política. Admitamos, porém, para os propósitos desta coluna, que seja mesmo um golpe, já que idealmente militares não se metem com política. Você o aplaudiria ou vaiaria?

Se eu tivesse escolha, gostaria que a neutralização de Bolsonaro viesse pelo caminho mais institucional, que é o impeachment ou a destituição após condenação penal. Mas não tenho escolha —nem vírus, nem generais nem deputados me ouvem— e, mesmo que tivesse, as rotas ortodoxas demandariam meses, período em que as políticas viríferas do presidente nos fariam acumular mais alguns milhares de mortes evitáveis.

Não sei quanto a você, mas eu, em nenhuma hipótese, derramaria uma lágrima por Bolsonaro.

Nenhum comentário: