sexta-feira, 2 de abril de 2021

Ruth de Aquino – Celebrando o Dia da Mentira

- Globo

No Dia da Mentira, um teste com 21 afirmações. Você é bobo ou esperto?

No 1o de abril, elaborei uma lista de mentiras capciosas para você pregar nos amigos e inimigos. Ou para você cair nelas. Faça o teste para saber se você é bobo ou esperto. Tem até domingo para responder. Em quantas destas afirmações você acredita? 

1 O vice-presidente, general Hamilton Mourão, é 100% leal a Bolsonaro.

2 O presidente da República está mais forte hoje do que quando assumiu, apesar dos 60 pedidos de impeachment.

3 As Forças Armadas brasileiras sempre se pautaram pela defesa das liberdades democráticas e dos direitos constitucionais. 

4 A ditadura militar foi um movimento, não houve golpe, e entre 1964 e 1979 não ocorreram torturas e estupros em custódia, nem desaparecimentos de corpos e prisões arbitrárias, ou execuções travestidas de suicídio. 

5 Os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica foram demitidos pelo presidente da República. 

6 O novo comandante do Exército, general Paulo Sérgio (a favor de máscaras, distanciamento social e regras da OMS), é o nome com que Bolsonaro sempre sonhou. Jair está contente com as mudanças. 

7 Foi só coincidência a crise militar acontecer no mesmo dia em que um dos ninfetos de Bolsonaro, Ernesto Araújo, foi extirpado pelo Congresso como o pior chanceler da história do Brasil. 

8 A média móvel das besteiras de Bolsonaro foi estabilizada e está em queda em relação a duas semanas atrás, segundo o consórcio de veículos. 

9 Filipe Martins, assessor internacional de Bolsonaro, só ajeitava a lapela quando fez o ok de supremacista branco às costas de Rodrigo Pacheco. 

10 O manifesto democrático que reúne João Doria, Eduardo Leite, Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta, João Amoêdo e Luciano Huck mostra que existe uma frente coesa e unida de oposição a Bolsonaro para a eleição em 2022. 

11 O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro desistiu de se candidatar e por isso não assinou o manifesto.

12 Bia Kicis é uma democrata e já mostrou, ao incitar motins contra governadores, que será uma equilibrada presidente da CCJ, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. Ficará até o fim de seu mandato. 

13 O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, dublê de cantor de pagode, ficou sinceramente arrependido por ter dado festa de arromba em Itaipava no seu aniversário. Foi surpreendido pelos convivas que chegaram ao sítio em seus carros. 

14 O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está certo ao afirmar que “é quase igual” o efeito de usar máscaras e se vacinar, no combate à Covid. 

15 Empresários de transporte não se vacinaram ilegalmente numa garagem em Belo Horizonte. A fila de carrões na madrugada era só porque queriam trabalhar horas extras sem dar na vista. 

16 A falsa enfermeira contratada para vacinar os empresários cobriu a cabeça ao ser presa para disfarçar o cabelo malcuidado. O líquido era o imunizante Pfizer e não soro para enganar rico trouxa.

17 A proposta de autorizar empresas privadas a comprar vacinas sem doar ao SUS reflete legítima preocupação com a saúde do povo e não pretende furar fila ou privilegiar quem tem dinheiro.

18 O brasileiro entende o que significa “profissionais que atuam na linha de frente” e por isso é ético ao se vacinar. 

19 Bolsonaro gosta tanto de arte e cultura que acaba de demitir o quinto presidente da Funarte, um coronel da reserva. Isso sinaliza que o presidente quer se redimir da imagem de bronco, tosco e ignorante, no Brasil e no exterior.

20 Os filhos de Bolsonaro estão mudos porque estão com dor de garganta. 

21 O ministro da Economia se chama Paulo Guedes.

Nenhum comentário: