domingo, 20 de junho de 2021

Elio Gaspari - Em busca da civilização perdida

O Globo / Folha de S. Paulo

Se não bastasse a pandemia, vive-se a ameaça de uma crise no fornecimento de energia

Se não bastasse a pandemia, vive-se a ameaça de uma crise no fornecimento de energia. E se isso fosse pouco, o projeto de privatização da Eletrobras foi minado pelos jabutis que os maganos enfiaram na legislação.

Tamanha confusão produzida por uma base política voraz e pela falta de rumo do governo poderá ser melhor entendida por quem se dispuser a atravessar as 368 páginas de “Curto-circuito: Quando o Brasil quase ficou às escuras”, dos jornalistas Roberto Rockmann e Lucio Mattos.

Eles contam duas histórias. O tema central é o “apagão” de 2001, quando o governo de Fernando Henrique Cardoso enfrentou a falta de água nos reservatórios. O pano de fundo é a mistura de interesses, inépcias e empulhações que provocaram a crise e desembocaram na girafa em que se transformou o sonho tucano de privatização das estatais elétricas.

Prometiam um modelo no qual a geração seria privatizada, haveria disputa pelo fornecimento e as pessoas poderiam escolher de quem comprariam energia. Não aconteceu nem uma coisa nem outra, as tarifas subiram e a crise hídrica voltou.

Aqui e ali, ecoam algumas situações parecidas com as de hoje. O governo levou meses para perceber a gravidade da crise e não queria falar em racionamento. “Curto Circuito” mostra a diferença que faz um presidente disposto a botar sua popularidade na frigideira e, sobretudo, entregar o problema a um servidor capaz. Ele foi o economista Pedro Parente, a quem FHC entregou a encrenca e os poderes para enfrentá-la.

FHC e Ruth Cardoso tinham um filho e duas filhas, nenhum deles dava palpite no governo. Para sua sorte, David Zylbersztajn, seu genro ao amanhecer da crise, dirigia a Agência Nacional de Petróleo, entendia do assunto e ajudou a acender a luz vermelha.

O papel de Parente pode ser medido a partir de um episódio, quando ele foi encarregado de chefiar a nova Câmara de Gestão da Crise de Energia. Os marqueteiros não queriam falar em crise. Ele se impôs: “Tem que usar a palavra crise. (...) Não adianta esconder.”

Para quem vive no mundo da cloroquina, com o ministério da Saúde tendo banido o uso das expressões “quarentena” e “auto-isolamento” um Pedro Parente é tudo o que falta. Ele trabalhou como um mouro, suas reuniões eram abastecidas com esfihas do Habib’s. Houve um dia em que esqueceu de vestir o cinto.

A crise de 2001 não tinha a letalidade da pandemia, mas sua complexidade era enorme. Havia burocratas brigando, o Centrão bicando e empresários querendo faturar. Só não havia um presidente negando a crise ou acreditando em remédios milagrosos. (Em março de 2020 Jair Bolsonaro disse que nos Estados Unidos visitaria uma empresa de militares que pesquisa a transmissão de energia elétrica sem fios. Felizmente não foi.)

Em 2001 os jogos noturnos de futebol foram cancelados e Gilmar Mendes, o advogado-geral da União, costurou arestas nos tribunais.

O apagão custou caro à popularidade de FHC, mas suas medidas evitaram catástrofes. Tudo isso num clima de civilização que parece perdido.

500 mil mortos

Batendo a triste marca dos 500 mil mortos, a administração de Jair Bolsonaro, confronta-se com a tragédia da “gripezinha”cujo “finalzinho” esteve próximo, pois a nova onda era uma “conversinha”. Muita gente votou nele porque concordava com suas propostas de campanha. Outros, votariam em qualquer um para impedir a volta do PT.

Passados dois anos, eleitores e sobretudo pessoas que formam seu governo acreditando em sabe-se lá o quê, estão diante de uma personalidade conturbada. Algum defeito, todas as cabeças têm, mas Bolsonaro é um sexagenário com fantasias infantis.

São soluções simples e definitivas para problemas que os adultos consideram complexos.

Aos 66 anos, acredita na cloroquina e no spray israelense. Por volta dos trinta, acreditava na mágica do garimpo, desafiando as normas do Exército onde servia. De lá para cá apresentou-se como um profeta das virtudes milagrosas do nióbio e do grafeno para a economia. Noves fora a curiosidade pela transmissão de eletricidade sem fios, como presidente, disse que o Brasil e Argentina poderiam adotar uma moeda única.

Promessas de políticos são uma coisa, onipotências infantis, bem outra.

Milagre

A Samarco, empresa responsável pelo desastre de Mariana, onde morreram 19 pessoas em 2015, pediu recuperação judicial.

O então diretor jurídico da Vale, acionista da empresa, notabilizou-se por dizer que “a Samarco não é um botequim, não é uma empresinha qualquer”.

Pode ter sido assim, mas três dias antes do pedido de recuperação judicial da Samarco, sua dívida passou de R$ 27 bilhões para R$ 50 bilhões.

O espeto engordou porque a Vale e a empresa anglo-australiana BHP transformaram em dívida da Samarco o dinheiro que gastaram no pagamento das indenizações devidas pelo desastre de Mariana.

Num botequim qualquer, isso poderia acabar em tiros.

Madame Natasha

Madame Natasha é uma miliciana do idioma e percebeu que surgiu uma novidade. É o “lixão clandestino”, denominação dada aos terrenos onde as milícias jogam detritos que o Estado não coleta.

Já se falou em “loteamentos clandestinos” e em “transportes clandestinos”. O que a senhora não entende é como essas clandestinidades não são percebidas. Elas são apenas ilegais.

Frito

Bolsonaro pode repetir a cada dia que Ricardo Salles é um excelente ministro, mas pelo andar da carruagem do inquérito do favorecimento das madeireiras, ele está frito.

Ramos e Alcolumbre

Se o general da reserva Luiz Eduardo Ramos deixar a chefia da Casa Civil, seu substituto poderá ser o senador Davi Alcolumbre. Pelo menos essa é a esperança de muitos parlamentares da base do governo.

Quando Alcolumbre surgiu como candidato a presidente do Senado, muita gente dizia que ele não tinha tamanho para derrotar Renan Calheiros.

Escolha para Doria

João Doria é candidato a presidente e tomou mais uma pancada no PSDB. Ele tem dois caminhos.

No primeiro, passa a tratar seriamente as restrições que sofre no tucanato. Há um ano ele menosprezava referências a esse obstáculo.

No segundo, continua na pose negacionista. Com ela, caso seja eleito, arrisca ficar parecido com o antecessor.

Lula e Perón

Começou a temporada de caça ao Terceiro Nome, capaz de quebrar a polarização Lula x Bolsonaro.

A ver, mas o andar de cima brasileiro está na mesma armadilha em que caíram aqueles argentinos que pensam ser ingleses.

Tendo defenestrado Juan Perón em 1955 com a ajuda dos militares, passaram dezoito anos procurando uma alternativa. Em 1973 Perón voltou à Casa Rosada.

Se o Terceiro Nome não aparecer, no ano que vem poderá ser fechado um círculo:

Lula e o comissariado petista contribuíram a gerar Jair Bolsonaro que, por sua vez, ajudou a gerar Lula.

Nenhum comentário: