domingo, 20 de junho de 2021

24 Estados têm ato anti-bolsonaro

Protestos contra Bolsonaro foram registrados também no DF e no exterior; apesar do uso generalizado de máscaras, houve aglomerações

O Estado de S. Paulo

Dezenas de milhares de pessoas participaram de manifestações contra o governo em ao menos 24 Estados, no Distrito

Federal e no exterior. Organizados por movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de oposição, os atos pediram impeachment de Jair Bolsonaro, retomada do auxílio de R$ 600 e vacinação em massa contra covid.

Dezenas de milhares de pessoas voltaram às ruas, ontem, em manifestações críticas ao governo federal realizadas em ao menos 24 Estados e no Distrito Federal, segundo registros nas redes sociais. Organizados por movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos de oposição, os atos pediram o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, a retomada do auxílio emergencial de R$ 600 e a vacinação em massa contra o novo coronavírus.

Segundo os organizadores, ocorreram atos em cerca de 400 cidades no Brasil e em outros 17 países – o que mostra maior adesão ao movimento que, em 29 de maio, atingiu aproximadamente 200 municípios. Não há dados oficiais que confirmem todos os locais nem o total de participantes, mas os organizadores informaram ter reunido 750 mil pessoas.

No início da tarde, o País bateu a marca de 500 mil mortes por covid-19, dominando os discursos. Foram registradas aglomerações em vários protestos.

Em São Paulo, milhares fecharam a Avenida Paulista, ocupando pelo menos oito quarteirões da via, enquanto tentavam atender às recomendações para manter o distanciamento. O vão livre do Museu de Arte de São Paulo foi protegido por gradis, o que provocou aglomerações ao redor do carro de som estacionado em frente.

“Sabemos do risco da pandemia, mas nós tomamos todo o cuidado do mundo, hoje eu vim com duas máscaras, e fazemos isso porque temos de sacudir o Brasil”, discursou o deputado federal Orlando Silva (PCdoBSP). O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) também falou aos manifestantes. Lamentou as mortes e alertou para a possibilidade do descontrole da pandemia continuar. “Só um impeachment vai salvar a democracia.”

Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Paulo ano passado, Guilherme Boulos (PSOL) disse que a manifestação ocorria “em homenagem e em solidariedade” aos 500 mil mortos e que o País “não vai esperar sentado até 2022”.

No início da noite, os manifestantes iniciaram uma passeata em direção à Praça Roosevelt. No caminho, a Polícia Militar teve de dispersar um grupo isolado que ateou fogo a sacos de lixo tentando interromper o tráfego, na rua da Consolação, no sentido da Paulista. Próximo da rua da Maceió, mais um tumulto foi interrompido pela PM, que usou bombas de efeito moral para conter vândalos que atacavam uma agência bancária.

Capitais. No Rio, milhares de manifestantes percorreram a Av. Presidente Vargas, no centro, até a Igreja da Candelária,

com faixas pedindo vacina e impeachment. O ato teve a presença do cantor Chico Buarque e do pastor Henrique Vieira, da Igreja Batista do Caminho, que lidera um movimento de evangélicos contra Bolsonaro.

Palco de tumultos em que dois homens foram atingidos por disparos de balas de borracha da PM, no ato do dia 29, Recife teve protestos mais tranquilos ontem e menores, por causa da chuva. Em Belo Horizonte, o protesto ganhou força. As ruas ficaram mais cheias, e o ato durou toda a tarde, acompanhado de uma carreata.

Em Salvador, centrais sindicais

e movimentos estudantis formaram a linha de frente do ato, que tomou o centro para cobrar “vacina, comida e emprego”. Mesmo com forte chuva, manifestantes estiveram na Praça Santos Andrade, em Curitiba, para criticar e pedir a saída do presidente da República.

Atos foram registrados também no exterior, como em Berlim, Londres e Lisboa.

AMANDA PUPO, JULIA AFFONSO, LUCI RIBEIRO, MARCELO DE MORAES, BRUNO VILLAS BÔAS e TULIO KRUSE; ALINE RESKALLA, TAILANE MUNIZ, PEDRO JORDÃO e JULIO CESAR LIMA, ESPECIAIS PARA O ESTADÃO

 

 

Nenhum comentário: