quarta-feira, 30 de junho de 2021

Mariliz Pereira Jorge - Jornalismo deve se posicionar

Folha de S. Paulo

Para mim, jornalismo sempre foi oposição, independentemente da ideologia do governo; hoje é resistência

Mais do que os artistas, quem deve se posicionar contra o governo Bolsonaro é o jornalismo e, consequentemente, os jornalistas. Não é uma questão de parcialidade ou imparcialidade. A missão de informar com isenção é um compromisso inegociável firmado com a sociedade.

Mas diante de um governo que se mostra negligente, incompetente e antidemocrático, não há outro senão o lugar de uma oposição combativa por parte da imprensa. Só quem estava muito distraído para não entender que a eleição do atual presidente seria um desastre. Que seja dado o benefício da dúvida. Ok, acabou o tempo, não há mais dubiedade.

Jair Bolsonaro destrói o país há mais de dois anos. Meio ambiente devastado, política internacional desmoralizada, aparelhamento das polícias, educação abandonada, cultura satanizada, instituições na corda bamba. Como se não bastasse, sua política sanitária enterrou meio milhão de brasileiros.

A maioria dos veículos de comunicação demorou a reagir às mentiras de Bolsonaro, cravando suas declarações em manchetes, quando em inúmeras vezes a única coisa possível seria dizer que o presidente mente. Tal qual a imprensa americana, a brasileira teve que se adaptar a um mandatário que se vale de informações falsas para governar ao mesmo tempo que mina a credibilidade e a relação do jornalismo com a sociedade.

Numa guerra declarada, ainda titubeamos ao lidar com ataques públicos, manipulação de dados, disseminação de mentiras. Se o jornalismo não se posiciona pelo fim deste governo, será atropelado pela barbárie bolsonarista. O que está em jogo é a democracia e a liberdade para possa cumprir sua missão.

Criada na escola Millôr Fernandes, jornalismo para mim sempre foi oposição, independentemente da ideologia do governo. Hoje, jornalismo é resistência. Dito tudo isso, esta colunista é #elenão, #foraBolsonaro, impeachment e cadeia.

Nenhum comentário: