terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FH: 'A oposição tem que entrar na briga de ideias'

Ex-presidente afirma que Aécio precisa "dar a cara para bater" e pede a tucanos projeto alternativo para o Brasil

Sergio Fadul, Diana Fernandes

Rumo a 2014

BRASÍLIA - Dez anos após deixar o Palácio do Planalto e de ter presenciado neste período vários episódios em que o PSDB refugou seu papel de principal partido de oposição, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reconhece que falta aos tucanos um projeto alternativo para oferecer à população. Ao assumir o papel informal de formulador de políticas e ideias para o partido, ele traça como missão imediata atacar as mazelas da gestão atual, principalmente os desvios éticos; entender o que as novas camadas da sociedade querem; e apresentar uma proposta que atenda essas demandas, com qualidade. Alerta, porém, que é preciso fazer política com "coragem e convicção", sem cometer erros do passado - numa referência indireta à negação por aliados das políticas de seu governo.

Para o ex-presidente, este é o momento para o PSDB lançar uma ofensiva para tentar voltar ao poder e sugere que o senador mineiro Aécio Neves, escolhido pelo partido para a disputa presidencial de 2014, comece imediatamente um roteiro de viagens pelo Brasil real e se assuma candidato.

- Vivemos hoje um outro Brasil, em que já se tem quantidade, mas não tem qualidade. Temos escola para todos, mas a qualidade da Educação é precária. Temos acesso ao SUS, segurança pública, mas esses serviços são precários, e temos novas camadas sociais ansiando por novos e melhores serviços. O partido tem que conhecer, chegar nessas camadas e saber o que querem, tomar conhecimento dessa nova realidade, e apresentar nossa proposta. A oposição tem que entrar na briga de ideias, causas e críticas. O nome já temos, e tem que ser mostrado já. O projeto é que temos que construir, ouvindo o povo - disse Fernando Henrique, antes de participar do evento de ontem do PSDB com prefeitos eleitos.

Ele cobrou uma postura mais agressiva de Aécio Neves:

- Ele próprio (Aécio) tem que se lançar como o candidato do PSDB, o momento é agora. E para chegar a 100, 120 milhões de eleitores, tem que entrar em bola dividida. Vai desgastar? Mas em política ou você dá a cara para bater e bate na cara do outro ou você não faz nada. Aplauso você tem depois que ganha. Até ganhar é lágrima e suor. Então, tem que entrar na briga. E mais, tem que ter convicção. Se não tem convicção... se eu for esperar ficar tudo calminho para eu entrar... aí não adianta nada.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: