Passou de 10% para 10,4% nas sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Seade/Dieese
A taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas analisadas na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) passou de 10% em janeiro para 10,4% em fevereiro.
A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada ontem pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicou que os quatro setores de atividade analisados apresentaram redução generalizada no nível ocupacional em fevereiro, nas sete regiões metropolitanas pesquisadas.
Na indústria de transformação foram 66 mil postos de trabalho (-2,2%) a menos que em janeiro.Na construção houve redução de 38 mil vagas (-2,3%); no setor de serviços foram 68 mil empregos a menos (-0,6%) e no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas registrou menos 20 mil postos de trabalho (-0,5%).
O total de desempregados foi estimado 2,311 milhões de pessoas em fevereiro, 82 mil a mais do que no mês anterior, segundo a pesquisa. O nível de ocupação caiu 0,9%. A redução de 174 mil postos de trabalho foi superior ao número de pessoas que saíram do mercado (92 mil), o que resultou na elevação do contingente de desempregados. O total de ocupados foi estimado em 19,852 milhões pessoas e a População Economicamente Ativa em 22,163 milhões.
Fonte: Brasil Econômico, 28/3/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário