quinta-feira, 11 de julho de 2013

Líderes tradicionais testam hoje as ruas

Após os protestos de junho puxados pelos jovens, centrais sindicais testam hoje seu poder de mobilização no Dia Nacional de Lutas, com atos e paralisações de serviços

Trabalhadores se mobilizam para ir às ruas hoje no Centro

Paralisação é incógnita. Concessionárias de transporte e escolas asseguram que funcionarão

Fábio Vasconcellos, Henrique Gomes Batista

MOVIMENTAÇÃO SINDICAL

No Rio, a maior mobilização de centrais sindicais ontem era para a participação do ato que começará com uma concentração às 15h na Candelária e terminará com uma passeata marcada para às 17h, rumo à Cinelândia. A manifestação na cidade está sendo organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ), e não há indicativo de que a maioria dos serviços públicos essencias serão paralisados.

As concessionárias de transportes, como ônibus, trens e metrô, garantiram que o funcionamento do serviço hoje será normal. Por meio de um comunicado, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus também assegurou que a categoria trabalhará normalmente. As secretarias municipais e estaduais de Educação informaram que haverá aula. Os professores e profissionais da rede estadual fazem uma assembleia para hoje, depois da manifestação. Já o Sindicato dos Professores das Escolas Privadas disse que não entrará em greve.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Município, Jorge Darze, a situação na rede é "muito ruim" e não permite novas paralisações:

- Vamos participar do ato no Centro, mas decidimos não entrar em greve. Fizemos uma paralisação na semana passada e, como o sistema está, não temos condições de parar novamente.

Há uma incógnita sobre a adesão ao movimento. Alguns segmentos acreditam que a manifestação dos trabalhadores ficará mais restrita ao Centro. O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, diz que levará 40 mil pessoas paras as ruas. Ele afirma que a população se juntará ao movimento das centrais sindicais:

- Nossa pauta é ampla, fala de toda a sociedade, somos contra o projeto que amplia a terceirização, pelo fim do fator previdenciário, pela jornada de 40 horas, por Saúde, Educação e transporte de qualidade. Isso é algo que mobiliza toda a sociedade - disse ele, pedindo que os trabalhadores evitem encobrir os rostos.

Nas redes sociais, havia menções a um movimento autodenominado "Ocupa Guanabara", mas nenhuma entidade assumia estar na organização.

Os bancários estimam que ações serão mais intensas no Centro do Rio, onde o plano é não permitir a abertura de nenhuma agência - exceto a utilização de caixas eletrônicos. A categoria diz que também vai para a Candelária. Até a noite de ontem, a Federação Brasileira de Bancos ainda não havia decidido se haveria prorrogação dos prazos para contas com vencimentos hoje.

Juiz proíbe fechamento da Dutra

O juiz da 1ª Vara Cível de Volta Redonda, Flávio Pimentel de Lemos Filho, concedeu liminar à NovaDutra, que administra a Rodovia Presidente Dutra, impedindo que o trecho da estrada que passa pelo município sofra bloqueios de manifestantes. Os trabalhadores na região prometem impedir o acesso à Companhia Siderúrgica Nacional. A CSN, por sua vez, obteve, na segunda-feira, uma decisão judicial proibindo qualquer manifestação a menos de 50 metros das suas instalações, sob pena de multa de R$ 10 mil.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: