sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Campos e Marina anunciam diretrizes de plano de governo

Murillo Camarotto

RECIFE - PSB e Rede Sustentabilidade vão tornar públicas as diretrizes do programa de governo para as eleições presidenciais de outubro na terça-feira. O governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, idealizadora do Rede, têm presença confirmada no evento marcado para as 10h na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O documento, que também será debatido nas cinco regiões do país entre fevereiro e abril, vai revelar as prioridades que os dois aliados pretendem para o país. Além de dirigentes, políticos e militantes, internautas também puderam fazer sugestões ao programa. Segundo o Rede, a plataforma de internet criada para esta função recebeu mais de 1,7 mil contribuições.

Marina aderiu ao PSB em outubro depois que a Justiça eleitoral não autorizou a existência do Rede. De lá para cá têm havido divergências entre as duas alas principalmente em torno das candidaturas estaduais, como São Paulo e Minas Gerais.

Outra dúvida é a parceria de Marina como vice na chapa presidencial de Campos, o que é provável mas ainda não foi anunciado.

Ontem, o líder do governo Eduardo Campos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Waldemar Borges (PSB), disse que o projeto do PT na administração federal "precisa acabar antes que ele acabe com o Brasil". O parlamentar, que integra o rol pessoal do governador, disse ainda que a presidente Dilma Rousseff "tem muito medo de Eduardo Campos".

A afirmação foi feita durante debate em uma rádio local com o novo líder da oposição na Casa, o deputado petista Sérgio Leite. Durante o programa, o líder do PSB insistiu na tese de que o ciclo do PT está encerrado, mesmo argumento que vai ser apresentado por Campos e a ex-senadora Marina Silva no dia 4, em Brasília.

Borges admitiu que Dilma é favorita na eleição presidencial, mas afirmou que a mandatária teme a concorrência com o governador de Pernambuco. "O governante normalmente tem uma dianteira muito forte, mas a gente sabe que ela tem muito medo de Eduardo Campos", disse o deputado, ao mencionar a vantagem que ele entende que Campos levará no debate com Dilma.

Em contrapartida, o deputado petista lembrou que os investimentos federais feitos em Pernambuco ajudaram a construir o crescimento econômico do Estado, fenômeno que Campos quer levar à disputa eleitoral. "Pernambuco é um dos Estados mais beneficiados pelo governo federal. Ninguém pode negar isso, nem o governador", disse Sérgio Leite.

O petista rechaçou a tese de fim do ciclo de seu partido na esfera nacional e questionou o oponente - que até pouco tempo era aliado - sobre a longevidade do poder do PSB em âmbito local. "Pernambuco tem uma tradição de polarização; é um Estado que não se curva à ditadura, partido único e imperialismo", disparou o petista.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: