quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Inflação cede, e BC corta mais os juros

O BC cortou os juros em 0,75 ponto, para 13% ao ano. A aceleração do ritmo de queda surpreendeu e foi possível pelo recuo da inflação, que fechou 2016 a 6,29%, abaixo do teto da meta. O IPCA deve encerrar 2017 no centro do alvo, 4,5%, pela primeira vez em oito anos, o que pode ajudar na retomada do crescimento.

BC acelera corte dos juros

• Taxa Selic cai 0,75 ponto, para 13% ao ano, com queda da inflação mais rápida que o previsto

Bárbara Nascimento, Rennan Setti, Marcello Corrêa João Sorima Neto | O Globo

-BRASÍLIA, RIO E SÃO PAULO- Após a divulgação da inflação de 2016, que fechou o ano dentro do teto da meta prevista, a 6,29%, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu ontem, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, a 13%. O último corte nessa proporção ocorreu em abril de 2012, quando a Selic passou de 9,75% para 9%. Nas duas últimas reuniões, em outubro e novembro de 2016, o BC optou por reduzir os juros em 0,25 ponto. Para economistas, a decisão do Copom pode incentivar a retomada do crescimento, mas eles ressaltam que as reformas são essenciais à recuperação da confiança na economia.

Em comunicado, o BC afirmou que os diretores chegaram a avaliar um corte de 0,50 ponto e sinalizar uma redução maior para a próxima reunião. “Entretanto, diante do ambiente com expectativas de inflação ancoradas, o Comitê entende que o atual cenário, com um processo de desinflação mais disseminado e atividade econômica aquém do esperado, já torna apropriada a antecipação do ciclo de distensão da política monetária, permitindo o estabelecimento do novo ritmo de flexibilização”, diz o documento.

“A inflação tem se mostrado mais favorável, o que pode sinalizar menor persistência no processo inflacionário; e o processo de aprovação e implementação das reformas e ajustes necessários na economia pode ocorrer de forma mais célere que o antecipado”, diz o texto. O comitê entendeu que, diante do cenário atual, a convergência da inflação para a meta de 4,5% no “horizonte relevante para a condução da política monetária” (2017 e 2018) “é compatível com a intensificação da flexibilização monetária”.

O corte já era aguardado pelo mercado, ainda que a maior parte dos analistas esperasse que a Selic passasse a 13,25%. A economista do Santander Tatiana Pinheiro projetava corte de 0,50, mas acredita que o BC deve replicar a dose de ontem nas próximas reuniões. Se essa avaliação for percebida pelo restante do mercado nos próximos dias, já será possível ver um rápido efeito nos juros futuros, que, por sua vez, influenciarão na queda do custo de financiamento e na retomada da atividade econômica ainda no primeiro semestre.

— Se o mercado, que esperava até hoje taxa de 10,25% ao ano, migrar e fechar o dia com uma expectativa de Selic a 9%, isso já é positivo. Já será marginalmente positivo para a atividade econômica. O importante da decisão de hoje é o impacto que ela tem nas expectativas de taxas de juros mais a médio prazo — afirmou Tatiana, que projeta crescimento de 0,7% este ano.

Eduardo Velho, economista-chefe do INVX Global Partners, também vê efeito da queda de taxa de juros sobre o PIB:

— Claramente tende a aumentar a probabilidade se ter um PIB positivo já no segundo trimestre.

O economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, já esperava um corte de 0,75 ponto. Ele considerou a decisão acertada, tendo em vista os últimos dados de atividade econômica e inflação.

— Isso tende a limitar o risco de baixa para a atividade econômica. Acho que foi esse o objetivo da decisão, mas isso vai ficar mais claro com a divulgação da ata — disse Mesquita.

— É uma decisão que favorece o investimento, mas esse impacto não é imediato. O empresário não vai tomar essa decisão de investimento só com isso (o corte da Selic).

Para Rodrigo Alves de Melo, economista-chefe da Icatu Vanguarda, o corte de 0,75 ponto “faz sentido”. Ele prevê reduções nesse mesmo ritmo nas próximas três reuniões, com a Selic fechando o ano a 9,5%. Mas ele está cético quanto ao efeito positivo da redução dos juros ontem na economia. Para ele, a recuperação depende de fatores que vão além da taxa de juros:

— Não dá para confiar piamente que a política monetária vai salvar a lavoura. Pode ajudar em alguma coisa, mas o cenário de crescimento ainda é tenebroso. A atividade está bastante rastejante, e o desemprego vai subir até a metade do ano ou mais. Isso tem impacto negativo no consumo e no investimento. Não me parece que a retomada tem condições de acontecer este ano, e ainda temos o desafio da reforma fiscal no Congresso.

O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega, por sua vez, ressalta que um crescimento sustentável só virá do ganho de produtividade:

— No governo Temer, vamos ter o que os economistas chamam de recuperação cíclica, baseada na ocupação da capacidade ociosa hoje existente. Não a baseada em ampliação de investimentos e de ganho de produtividade.

Para isso, afirmou, é preciso que a reforma da Previdência seja levada adiante neste governo Temer e que o próximo faça a reforma tributária:

— Portanto, só acredito que o país volte a crescer de forma consistente em 2019.

Para Fabio Silveira, sócio-diretor da MacroSector, ainda é cedo para prever uma retomada, principalmente por causa das incertezas nos EUA:

— Os riscos são de ter uma turbulência no mercado internacional, haver realocação de ativos em escala global, e a gente está no meio desse jogo. O Brasil é uma bolinha de gude num universo financeiro gigantesco. Muita atenção deve ser dada ao ambiente externo, porque Donald Trump pode levar a uma escalada da taxa de câmbio.

Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, acredita que o BC foi ousado:

— Mas, dada a situação atual da inflação e de outros indicadores de atividade, por que não? Foi uma surpresa boa.

O corte de 0,75 ponto, no entanto, também foi alvo de críticas.

— Temos de esperar a ata para ter mais detalhes, mas a decisão de hoje indica que o BC está olhando para o crescimento, enquanto que seu mandato diz respeito à inflação. Eu acho que o BC pode ter cedido à pressão e tomado uma decisão mais política do que econômica — criticou Hugo Monteiro, gerente de produtos e soluções de investimentos do BullMark Financial Group.

O presidente Michel Temer comemorou a queda nos juros. Por meio de seu porta-voz, Alexandre Parola, Temer disse que o corte “respalda a convicção de que estão dados os elementos para uma retomada do crescimento”. A decisão do Copom ainda foi elogiada por Fiesp, Firjan e Força Sindical.

Apesar da redução de ontem, o Brasil se mantém no primeiro lugar do ranking mundial de juros reais. São 7,93% ao ano, quase o dobro dos 4,76% na Rússia, a segunda maior taxa entre 40 países, cujos dados foram compilados por Vieira, da Infinity. O cálculo desconta da taxa básica vigente a projeção de inflação nos próximos 12 meses.

Momentos após o Copom anunciar sua decisão, Banco do Brasil (BB) e Bradesco também informaram que irão reduzir suas taxas de juros, tanto para pessoas físicas como jurídicas.

Nenhum comentário: