sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Fernando Henrique* - Derrota de Trump é o melhor fato do ano

- Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

É melhor guardar os impulsos ideológicos e negociar com todos

Creio que o ano em curso ficou marcado aqui e no mundo pela pandemia produzida pelo coronavírus. Ela vai agravar o ciclo econômico negativo que já estava em curso. A questão do emprego, como consequência, passou a ser preocupante e, se já era grave por causa das novas tecnologias, se tornou dramática. No Brasil, ainda por cima, temos um governo palavroso, que se diz liberal, mas de fato é rotineiro e ineficaz. Pior: ademais não dá valor à democracia.

De melhor, a meu ver, foi a derrota de Donald Trump nos EUA. Sem ilusões, mas comparativamente, a política interna naquele país deve ser menos agressiva que a conduzida pelo atual governante. Na externa, espero não haver guerra, mas sempre é difícil perder ou compartilhar a hegemonia.

Quanto a nós, é melhor entender que negociamos tanto com os EUA como com a China e a Europa, sem nos esquecermos do Mercosul e da América Latina. Portanto, melhor guardar os impulsos ideológicos e negociar com todos. E, sobretudo, olhar para nosso povo: a pobreza aumenta e a riqueza não é tanta... Como diz o provérbio, “Mateus, primeiro os teus”.

*Fernando Henrique Cardoso é ex-presidente da República

Nenhum comentário: