terça-feira, 4 de maio de 2021

Andrea Jubé - Bolsonaro e Lula cortejam Sarney

- Valor Econômico

Conselho de Sarney a Renan: menos discurso, mais ação

A política muda como as nuvens, diz o bordão atribuído ao ex-governador mineiro Magalhães Pinto. Em 2018, o vendaval da antipolítica, puxado por Jair Bolsonaro, varreu o MDB das urnas, mandando para casa caciques da estirpe de Romero Jucá, Eunício Oliveira, Roberto Requião e Garibaldi Alves.

Em uma releitura desse clássico, o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), declarou recentemente que na política “nada é irreversível”. Sem dúvida, um exemplo é a debacle emedebista. Três anos depois, o partido se reposionou no jogo político, com dois ex-presidentes da República cortejados por Bolsonaro, e com assento na direção da CPI da Pandemia, que assombra o Planalto.

Depois de alçar Michel Temer ao patamar de conselheiro político, Bolsonaro bateu na porta do ex-presidente José Sarney na semana passada para se aconselhar sobre a turbulenta relação com Renan Calheiros.

Sarney é o vulto da República mais longevo e prestigiado da vida pública, com quase 70 anos de carreira. No livro “Tchau, querida!”, de Eduardo Cunha, leitura de cabeceira de nove entre dez políticos, o nome de Sarney aparece 68 vezes.

Logo Sarney, que em entrevista ao biógrafo de Tancredo Neves, Plínio Fraga, confidenciou que sua percepção inicial, após a vitória no Colégio Eleitoral, era de que “seria um vice fraco de um presidente forte”. Ele deixou a presidência em 1990 com a pecha da “hiperinflação” e alta rejeição. Entretanto, até hoje é reverenciado entre seus pares pela gentileza e habilidade política, atributos que o credenciaram para conduzir a transição democrática.

Sarney recebeu Bolsonaro em sua casa no Lago Sul três dias após completar 91 anos, tendo passado o último ano em angustiado isolamento pelo temor da covid-19. Depois de se vacinar, o ex-presidente voltou a receber amigos mais próximos, mantendo a distância protocolar e a máscara.

Bolsonaro havia procurado outras lideranças do MDB como intermediários em tentativa de diálogo com Renan, como o próprio Temer, e o governador de Alagoas, Renan Filho, além do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que é líder do governo. Mas se alguém exerceria alguma influência efetiva sobre Renan, seria Sarney, que se revezou na presidência do Senado com o alagoano.

Segundo relatos de interlocutores de Sarney à coluna, Bolsonaro teria feito um apelo para que o ex-presidente interviesse para afastar Renan da relatoria da comissão de inquérito. Ou então, ao menos que o persuadisse a moderar o tom, já que o relator entrou em campo com a faca nos dentes. “Há responsáveis [pelas mortes na pandemia], evidentemente. Há culpados, por ação, omissão, desídia ou incompetência. E eles, em se comprovando, serão responsabilizados”, discursou.

De acordo com estes interlocutores, Sarney reuniu-se depois com Renan e com o senador Jáder Barbalho (MDB-PA), que é suplente na CPI. Leal aos velhos amigos, o ex-presidente não atuaria para atrapalhar Renan. Contudo, num gesto a Bolsonaro, e pelo estilo conciliador, recomendou ao alagoano que poupasse o alarde e investisse na ação. Observou que quem quer, faz, não avisa que irá fazer.

O aniversário no último dia 24 de abril estimulou uma romaria de autoridades de todas as esferas de poder na última semana à residência de Sarney. Segundo uma fonte do MDB que cumprimentou pessoalmente o ex-presidente pela data, Sarney estava entretido com a visita de quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e de outro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para esta quinta-feira, está sendo agendada uma visita a Sarney do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarcou ontem em Brasília. Lula e Sarney se aproximaram a partir da eleição de 2002, quando o ex-presidente tomou para si a mágoa da filha, Roseana Sarney, abatida em pleno voo eleitoral em uma operação da Polícia Federal, pela qual a família responsabilizou os tucanos Fernando Henrique e José Serra.

Mesmo quando Sarney saiu chamuscado do escândalo das nomeações secretas, Lula o apoiou para o comando do Senado. Em um depoimento para as comemorações dos 90 anos de Sarney em uma publicação do Senado, Lula declarou que ele e Sarney se tornaram “bons amigos”.

Lula recordou que ao deixar a Presidência, após transmitir a faixa para Dilma Rousseff, Sarney o pegou pelo braço e disse: “Agora eu vou te levar em casa”. E Sarney acompanhou Lula até São Bernardo do Campo. No comício de recepção organizado pelos militantes petistas, Sarney aparece na foto ao lado de Lula.

O que se diz nos bastidores da cúpula do MDB neste momento de cerco ao governo pela CPI da Pandemia, é que Bolsonaro cometeu erros primários de articulação. O MDB se ressentiu com o Planalto, que não cumpriu o acordado com o partido.

Havia o compromisso de que se o Supremo barrasse a recondução de Davi Alcolumbre (DEM-AP) à presidência do Senado, o palácio apoiaria um nome do MDB, que como titular da maior bancada, com 15 senadores, teria a prerrogativa de indicar o sucessor.

Mas Bolsonaro preferiu apoiar Rodrigo Pacheco (MG), do DEM, bancada com seis integrantes, que agora não tem poder de fogo para blindar o governo na CPI.

Segundo uma fonte do MDB, Bolsonaro foi advertido ao fazer a escolha de que “Minas tem histórico de traição”. Foi lembrado da deslealdade de Pacheco, então no MDB, com Michel Temer, quando estava na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Na ocasião, ele nomeou um adversário de Temer para relatar a denúncia encaminhada à Casa pelo procurador-geral Rodrigo Janot.

O cálculo dos mais experientes é de que com uma boa articulação política, o Planalto poderia ter mantido o apoio a Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, mas honrado o compromisso com o MDB.

Talvez a CPI da Pandemia não fosse evitada, mas aborrecimentos, sim. O governo poderia fazer maioria na comissão, ou na pior hipótese, garantir um diálogo cordial com Renan Calheiros. Hoje as nuvens que envolvem o Planalto são de tempestade.

Nenhum comentário: