Além
de combinar estagnação e inflação, o governo falhou no combate à pandemia
Combinar desemprego e inflação foi a maior façanha econômica do presidente Jair Bolsonaro, em quase dois anos e meio de mandato. Bolsos vazios dificilmente convivem com preços em alta, mas esse raro conúbio foi promovido pelo atual desgoverno. Multidões em busca de vagas formaram filas no começo do ano e continuam formando. Os desocupados eram 14,4 milhões no trimestre móvel encerrado em fevereiro – o maior número da série iniciada em 2012. Projeção do Banco Central (BC) aponta inflação de 5,1% no fim de 2021, quase estourando o teto da meta, fixado em 5,25%. Em 12 meses os preços ao consumidor já subiram 6,17%, segundo a prévia da inflação de abril, o IPCA-15. O alerta é claro, mas o risco permanece, enquanto a equipe econômica se perde em confusões e o presidente fala mal da China e ameaça editar decretos autoritários. As incertezas criadas pelo presidente favorecem a alta do dólar, um dos fatores inflacionários.
O Brasil continua estagnado, enquanto outros países voltam a crescer e a criar empregos. Também sofrem com novas ondas de covid, mas avançam na vacinação e seguem rumos bem definidos. No Brasil, a imunização, já atrasada, tem sido interrompida por escassez de vacinas. Nos negócios, a retomada é lenta e insegura. No primeiro trimestre a indústria produziu 1% menos que nos três meses finais de 2020. A comparação dos volumes produzidos em 12 meses mostra um recuo de 3,1%.
Com
desemprego elevado, orçamento curto, preços em alta e muita insegurança, mesmo
os consumidores ainda ocupados têm contido os gastos. As famílias em pior
situação, sem ninguém ocupado ou com renda perto de zero, precisaram de ajuda
para matar a fome. Dependiam do auxílio emergencial, deixaram de recebê-lo em
janeiro e só em abril foram de novo socorridas com recursos públicos.
Campanhas
de solidariedade atenuaram o problema, levando comida a favelas e a às áreas
mais pobres. Grupos informais, organizações civis e governos locais e estaduais
atuaram de diversas formas e depois houve adesão de grandes empresas. O governo
federal, o último a se mexer, finalmente restabeleceu algum apoio, muito
modesto, às famílias necessitadas.
Não
está claro se o ministro da Economia e sua equipe olharam para outro lado, sem
se importar com a situação de dezenas de milhões de pessoas, ou se apenas
deixaram de perceber o problema. Não se pode menosprezar a segunda hipótese. O
ministro parece acordar, de vez em quando, para a economia real, mas só de vez
em quando. Ele age e se manifesta, na maior parte do tempo, como se mal
percebesse o dia a dia da produção, das vendas, do consumo, do emprego, das
condições de vida dos trabalhadores e de suas ambições. Talvez pareça estranho,
mas essas ambições incluem visitar a Disney e mandar filhos a universidades. Os
dois assuntos já foram comentados pelo ministro e isso remete à primeira
hipótese.
Quem
pouco se ocupa do mundo quotidiano pode pelo menos olhar os números oficiais.
Dados do comércio varejista mostram um pouco da história das famílias e de seus
apertos. Em março, as vendas no varejo do dia a dia foram 0,6% menores que em
fevereiro. Foi o quarto resultado negativo nos cinco meses a partir de
novembro.
Os
últimos dados mensais mostraram queda em sete dos oito ramos pesquisados pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só cresceram (3,3%) as
vendas de hipermercados, supermercados e outras lojas de alimentos e bebidas.
O
auxílio emergencial foi retomado por quatro meses. Medidas adicionais de apoio
às empresas e ao emprego também foram anunciadas, mas nenhuma iniciativa
ambiciosa de estímulo ao crescimento foi anunciada. A mediana das projeções do
mercado aponta expansão econômica próxima de 3% em 2021 e pouco superior a 2%
em 2022.
Em
março, a produção industrial ficou 16,5% abaixo do pico da série histórica,
registrado em maio de 2011. Um plano de reindustrialização poderia fazer
sentido, mas planejar é atividade estranha à atual gestão econômica. No
mercado, assim como em Brasília, fala-se, de forma imprópria, de uma pauta de
reformas.
A
chamada reforma administrativa é uma proposta de mudança de regras de RH. Pode
ser uma iniciativa útil, mas administração é muito mais que isso. Para os
tributos, a equipe econômica propôs somente a fusão do PIS e da Cofins. O
relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou
um projeto mais amplo, baseado principalmente na PEC 45. Mas o presidente da
Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defende um processo fatiado, a partir da pífia
proposta do governo.
Em
2019 Bolsonaro conseguiu fazer a economia crescer apenas 1,4% – menos que em
2018. O governo deu algum sinal de vida em 2020, como dezenas de outros em todo
o mundo. Mas em 2021 os demais governos continuaram avançando, enquanto o
brasileiro chegou a abril sem dispor sequer de um Orçamento, com a economia
emperrada e péssimo desempenho no combate à pandemia, com 400 mil mortos pela
covid. Quantas vidas teriam sido salvas por uma política mais competente e mais
decente?
*Jornalista
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