sexta-feira, 21 de maio de 2021

Vera Magalhães - Responsabilização e reparação

- O Globo

Transcorridas três semanas de depoimentos na CPI da Covid, os senadores estão convencidos de uma coisa: além de ver a responsabilização de autoridades pela calamidade brasileira na pandemia, a população quer uma reparação para um luto traumático, prolongado, que tem sido tratado com profundo desprezo por Jair Bolsonaro e seus subordinados, familiares e aliados. O relatório final do senador Renan Calheiros deverá abranger as duas dimensões.

No campo da responsabilização, a sucessão de depoimentos deixa claro que há um trabalho árduo e técnico a fazer, que até aqui deixou a desejar.

É preciso esquadrinhar os principais eixos de crimes cometidos para que se alcançasse a marca inadmissível de mortos, que deverá chegar em breve a aterrador meio milhão de brasileiros, e traçar a cronologia, a cadeia de comando e a correta imputação jurídica em cada um deles.

Esses eixos, definidos desde o início dos trabalhos, são três: a decisão de postergar ao máximo a compra de vacinas, único meio cientificamente seguro de proteger vidas; a ênfase, com largo emprego de recursos públicos, no “tratamento precoce”, sabidamente sem eficácia científica para Covid-19, e a tragédia de Manaus.

Uma quarta frente aventada depois da instalação da CPI, a aposta por parte do governo federal numa imunidade de rebanho sem vacina, que seria obtida fazendo com que o maior número de pessoas se contaminasse para que as atividades econômicas pudessem ser retomadas mais rapidamente, é considerada de mais difícil demonstração fática.

Por isso mesmo, essa avaliação deverá compor a segunda dimensão do parecer final, que será a reparação pelo luto nacional, a expressão humana da tragédia brasileira na mais séria crise deste século e quanto o negacionismo de Bolsonaro e companhia contribuiu para isso.

“No geral, estamos somando peças para um processo que é de responsabilização, mas também de esclarecimento para a população. Estamos todos sufocados pelo coronavírus e pelas mentiras continuadas”, resume o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), um dos autores do requerimento de criação da CPI e membro suplente da comissão.

Esse sufocamento explica a catarse nacional assistida a cada sessão de depoimentos da CPI. Não se duvide: essa adesão, com enorme potencial danoso para sua imagem, enlouquece Bolsonaro muito mais que o salto diário de mais de 2.000 mortes, pelas quais ele jamais decretou luto nacional, ou nunca se compadece ou é incapaz de reconhecer alguma responsabilidade.

É o fator “Big Brother” da CPI que atordoa o presidente, que leva a desabafos como o do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que entende o tamanho do estrago.

Mas só fazer uma investigação midiática não adianta. Ainda mais porque os depoimentos com esse potencial tendem a rarear daqui para a frente.

É necessário que a CPI seja cirúrgica na imputação de responsabilidades e eloquente ao cumprir o papel de expiar a tragédia de um ano e quatro meses.

O mesmo senador Alessandro citou na sessão de quinta-feira o julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém, ao se referir a uma certa banalização do mal verificada na conduta das autoridades no curso da pandemia.

É sempre um risco fazer qualquer analogia ao genocídio mais bárbaro da História da humanidade, o cometido pelo nazismo contra o povo judeu. Mas o comportamento de burocratas que, como Eduardo Pazuello, insistem em minimizar sua contribuição para que tenhamos chegado até aqui, e não reconhecem nem sequer o cometimento de erros para que o Brasil tenha uma das piores respostas globais ao coronavírus é, sim, um aspecto que precisa ser contemplado pela CPI. Em respeito à memória dos que perderam a vida quando poderiam ter sido salvos —e de quem chora essas pessoas.

Nenhum comentário: