domingo, 30 de setembro de 2012

Em Fortaleza e Salvador, máquina influi na ascensão de candidatos


Apesar de ter perdido força, oposição avalia saldo como positivo

Mais uma vez, é o peso da máquina que está fazendo a diferença contra a oposição. Um exemplo claro foi o ocorrido em Fortaleza, onde os candidatos do PT da prefeita Luizianne Lins e da presidente Dilma Rousseff; e do PSB, apoiado pelo governador Cid Gomes, conseguiram ultrapassar o candidato do DEM, Moroni Torgan. Em Salvador, Nelson Pelegrino conseguiu superar ACM Neto contando com apoio da presidente, do ex-presidente Lula e do governador Jaques Wagner.

Apesar dessa veloz retomada dos governistas em algumas cidades, a oposição ainda vê o saldo como positivo. Ex-governador da Paraíba, senador Cássio Cunha Lima (PSDB) acredita que essa eleição demonstra um esgotamento do ciclo de poder do PT:

- Haverá um movimento de mudança, que é natural da democracia. Essa alternância vem aos poucos, mas esse processo está em curso e, quando começa, não para mais. Há um envelhecimento, uma fadiga de material, natural na democracia. Eles não serão governo para sempre porque a sociedade quer sempre um avanço a mais.

O senador petista Lindbergh Farias (RJ) atribui o resultado às questões locais:

- Se for procurar uma lógica nacional disso, não se encontra. A disputa local é que cria esse quadro. Se o prefeito tem uma boa avaliação, a tendência é eleger o sucessor. Estou convencido da tese de que presidente transfere para presidente, governador para governador e prefeito para prefeito.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: