domingo, 30 de setembro de 2012

Em BH, quilometragem pelo voto


Principais candidatos à prefeitura, Lacerda e Patrus fazem maratona nas regionais de BH. Aécio alega que críticas a Lula foram reação a ataques

Alice Maciel e Felipe Canêdo

Na corrida por votos a uma semana das eleições, os dois principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) e o prefeito Marcio Lacerda (PSB), fizeram carreatas por regionais da cidade para atingir o maior número de eleitores. Patrus visitou cinco regionais, Lacerda foi a três. Apesar da troca de ataques dos últimos dias, os dois candidatos garantem que vão manter uma linha propositiva na reta final. O petista aposta na força da militância para ultrapassar o adversário, que está à frente nas pesquisas, enquanto o candidato do PSB cola na imagem do senador Aécio Neves (PSDB-MG), seu principal cabo eleitoral.

Ao lado do tucano, Lacerda percorreu as regionais Norte, Nordeste e Leste. A carreata amarela terminou na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Patrus começou sua maratona na Praça Che Guevara, no Bairro Taquaril, Região Leste, acompanhado de apoiadores vestidos de vermelho. De lá, o candidato seguiu para as regiões Nordeste, Pampulha, Noroeste e encerrou a peregrinação na Praça Floriano Peixoto, Região Centro-Sul da capital, onde se encontrou com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT).

Patrus bateu forte na tecla de seu perfil inovador, citando a municipalização da saúde e a implementação do Orçamento Participativo durante sua gestão na PBH (1993–1996). O petista criticou a nomeação de 1.264 novos servidores da Secretaria de Saúde a sete dias da eleição: "Uma atitude demagógica e oportunista do nosso adversário, que teve quatro anos para cuidar da saúde e não cuidou".

Lacerda também enfatizou a sua gestão. "Acho que a nossa gestão foi transparente, honesta, com muito trabalho, com muito resultado para a cidade", afirmou. Em relação às nomeações na Saúde, Lacerda explicou que elas ocorreram "em maio, junho". "Isso foi um concurso que fizemos no fim do ano passado", acrescentou, deixando para o senador Aécio Neves os ataques mais ferrenhos aos adversários.

Aécio X Lula Segundo o tucano, a campanha petista está "batendo a cabeça, cada hora mudando um pouco o tom". Aécio voltou a lembrar que o PT participou da gestão de Lacerda e que na época não era contrário à administração. O tucano tentou amenizar os ataques feitos ao presidente Lula, a quem chamou na sexta-feira de "líder de facção", mas não poupou alfinetadas ao PT. Segundo Aécio, as críticas a Lula foram uma "posição reativa" aos ataques que o ex-presidente tem feito a tucanos que disputam as eleições municipais. Ele, no entanto, chegou a fazer elogios ao ex-presidente, a quem chamou de "uma figura que está na história do Brasil" e "vai estar permanentemente no coração de muitos brasileiros". Ele disse ainda que Lula tem "no mundo um prestígio extraordinário".

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: