quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Proposta escandalosa
Foi o presidente do TCU, Augusto Nardes, quem propôs em almoço, dia 13, na casa do presidente da Câmara, Henrique Alves, driblar a lei do teto salarial. Sua ideia é permitir ganhar acima do teto, desde que os salários sejam de orçamentos de esferas distintas. Um senador poderia somar esse vencimento ao de governador aposentado, por exemplo. Nesse caso, receber acima do teto viraria uma regra.

Situação constrangedora
O TCU está sob pressão desde que cobrou da Câmara e do Senado o cumprimento da lei do teto salarial. Mas, ao mesmo tempo em que determinou aos assalariados do Senado a devolução dos valores recebidos acima do teto, o órgão auxiliar do Legislativo tem feito de tudo para ficar fora da lei. Pode haver mais, mas é de conhecimento público que quatro ministros da Casa recebem acima do teto. Um dos presentes ao almoço diz que o TCU deu "um tiro no próprio pé" Henrique Alves pulou fora e advertiu Nardes: "Essa engenharia não passa." Quando soube das pretensões do TCU, o presidente do Senado, Renan Calheiros, também rejeitou a armação do tribunal de contas.

A imagem vale mais que palavras
Nas próximas horas, o Brasil vai assistir às primeiras prisões de condenados no processo do mensalão. Serão cenas fortes de políticos e autoridades indo para a cadeia e, no caso do regime semiaberto, entrando e saindo da prisão.

O avalista
As duas chapas que apoiaram a reeleição do presidente do PT, Rui Falcão, vão cumprir sua promessa de tirar dos derrotados o comando da secretaria-geral do PT. Uma liderança petista relata que essa advertência foi feita pelo ex-presidente Lula, quando pediu à tendência Mensagem que também apoiasse a reeleição de Rui Falcão.

Pesos e contrapesos
A Executiva do PSD vai anunciar, na próxima quarta-feira, seu apoio à reeleição da presidente Dilma. A expectativa é que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pare de empurrar para o PSD o escândalo de corrupção na prefeitura.

A vida como ela é
Empresários que se reuniram segunda-feira à noite, em São Paulo, com o presidenciável Eduardo Campos (PSB) relatam que a conversa foi tensa. Os representantes do agronegócio disseram que ficaram "com o pé atrás" depois do rompimento com o deputado Ronaldo Caiado. E criticaram a aproximação com Marina Silva, dizendo que isso afasta o setor de sua campanha.

Um dia depois do outro
A presidente Dilma foi direta, ontem, com os deputados aliados. Alertou que, se for aprovado o piso salarial dos agentes comunitários da Saúde, ninguém segura. E previu que depois virão pedidos de médicos, enfermeiros e policiais.

O êxodo
O músico Jorge Mautner andou percorrendo gabinetes em Brasília. A TV Brasil tirou seu programa, o "Oncotô" do orçamento do ano que vem. Já o jornalista Roberto D"Ávila preferiu buscar outros ares para seu programa "Conexão"

Derrotada, a tendência Mensagem diz que exigir o pagamento de mensalidade para votar na eleição do PT foi instrumento para o voto de cabresto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: