quinta-feira, 3 de abril de 2014

BC eleva juro em 0,25 ponto, para 11%, e abre espaço para nova alta

Autoridade disse que vai observar o cenário macroeconômico até a próxima reunião para definir se vai prolongar o ciclo de elevação da Selic

Agência Estado 

SÃO PAULO - O Banco Central elevou a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,25 ponto porcentual, para 11% ao ano. Foi a nona elevação seguida, no ciclo de alta do juro básico mais longo do governo Dilma, iniciado há um ano. A decisão já era amplamente esperada pelo mercado financeiro e foi unânime entre os membros do Comitê de Política Monetária (Copom). O comunicado do Copom, contudo, deixou a porta aberta para novas altas no juro básico.

No texto, autoridade diz que vai observar o cenário macroeconômico até a próxima reunião, em maio, e a partir daí, definir se vai prolongar o ciclo de alta.

Antes do anúncio desta quarta-feira, 2, o mercado apostava em uma nova alta de 0,25 ponto na reunião de maio, mas tinha dúvidas se o ciclo de alta da Selic se encerraria em maio ou seria alongado.

Veja a íntegra do comunicado:

"O Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic em 0,25 p.p., para 11,00% a.a., sem viés.

O Comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques."

Nenhum comentário: