sábado, 3 de março de 2018

Alckmin deve passar mais tempo em Brasília

Presidenciável tucano pretende ficar de 2 a 3 dias por semana na capital a partir de abril

Talita Fernandes | Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - A pouco mais de um mês de deixar o governo de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin prepara sua transferência para Brasília. Desde que assumiu a presidência do PSDB, em dezembro de 2017, ele tem visitado semanalmente a capital do país, mas a ideia é intensificar as viagens a partir de abril.

De acordo com aliados do governador, a intenção é passar de dois a três dias por semana em Brasília, especialmente quando o Congresso estiver funcionando.

Alckmin é pré-candidato ao Planalto por seu partido e precisa construir palanques e alianças com outras legendas nos próximos meses.

Dentro do PSDB, ele precisa ainda atender a demandas de parlamentares. Por isso, prometeu para o próximo dia 8 apresentar uma nova proposta de distribuição de fundo partidário e eleitoral.

Começa em 7 de março a janela partidária, quando deputados podem livremente trocar de legenda sem perder seus mandatos. Os parlamentares tucanos vêm sofrendo forte assédio de siglas como DEM e MDB em troca de mais dinheiro para campanhas.

Rio e Minas Gerais são os estados que mais têm gerado preocupaçãopara Alckmin. Em nenhum deles o tucano tem palanque definido.

Para o governo fluminense, o PSDB avalia a filiação do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes. Outra possibilidade é apoiar o deputado Indio da Costa, do PSD.

Para ter projeção nacional, Alckmin pretende garantir o apoio de um antigo aliado, o DEM. O partido, contudo, promete lançar na próxima semana a pré-candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), para presidente.

Os tucanos vislumbram a possibilidade de ter como vice o prefeito de Salvador, ACM Neto, ou o ministro da Educação, Mendonça Filho, ambos do DEM. Isso reforçaria a estratégia do PSDB de tentar ter um bom desempenho no Nordeste.

Além do DEM, Alckmin pretende ainda conquistar o apoio de legendas como o PP e o PR, também cobiçadas pelo Democratas.

VIAGENS
O entorno do governador também planeja uma série de viagens do pré-candidato pelo Brasil. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), a ideia é começar por regiões mais distantes de São Paulo, como Norte e Nordeste.

A base em Brasília deverá facilitar o deslocamento de Alckmin para essas regiões. Ele pretende ainda fortalecer seus palanques no Centro-Oeste, região na qual o PSDB tem três governadores.

O mês de março será dedicado ainda à construção de um plano econômico que deve guiar a campanha de Alckmin ao Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: