sábado, 17 de abril de 2021

Carlos Alberto Sardenberg - Nas firulas do processo, todos livres

- O Globo

Sessão de análise, você diz: sonhei com Fulano/a, e não foi um sonho erótico.

Danou-se. O/a analista já sabe: foi erótico.

É clássico.

Vários ministros do STF que votaram pela anulação das condenações de Lula imediatamente acrescentaram: atenção, não vale para os demais casos.

Ou seja, vale. Ou pode valer, já que aqui o direito parece ser ainda mais subjetivo e fluido do que a análise psicanalítica, freudiana ou não.

Está na cara que todos os condenados com algum ponto de conexão com os casos de Lula — e praticamente todos têm — reclamarão os mesmos julgamentos. Se a 13ª Vara de Curitiba é incompetente para Lula, por que não seria para os demais membros da quadrilha denunciada pela Lava-Jato e condenada em três instâncias?

Pior ainda: pode surgir dessa última decisão do STF uma tremenda confusão, cujos beneficiários serão os réus — e seus advogados, claro.

Digamos que o processo de Lula tivesse começado na Justiça Federal de Brasília, como entendem alguns ministros. A defesa do ex-presidente poderia entrar com HC no Superior Tribunal de Justiça alegando que a competência não estava em Brasília. O STJ poderia, então, mandar o processo para ... Curitiba.

E por que dizemos isso? Porque o STJ entendeu, há anos, que a 13ª Vara era a competente para os casos de Lula. Ou seja, se tivesse começado em Brasília, o STJ teria argumentos para anular tudo e mandar para a capital do Paraná. E o STF poderia mandar tudo de novo para Brasília.

Reparem: crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, do tamanho que se viu, são praticados em diversos lugares ao mesmo tempo. O dinheiro foi roubado em contratos superfaturados com a Petrobras, cuja sede fica no Rio.

Esse dinheiro circulou pelo sistema financeiro internacional e viajou pelo país inteiro, financiando desde triplex e sítio, que ficam em São Paulo, até campanhas eleitorais do PT em todos os estados, mas centralizadas em Brasília.

Ou seja, há argumentos para sustentar a competência em muitos lugares. Tanto é assim que, para alguns ministros, o caso Lula deveria ficar em Curitiba, para outros, em Brasília ou em São Paulo. E tem quem ainda não saiba.

Esse é um ambiente propício para os advogados da turma da Lava-Jato avançarem no terreno que dominam: o das formalidades, dos detalhes técnicos secundários, das firulas processuais. Falam em devido processo legal. Na verdade, trata-se de evitar a discussão dos fatos objetivos — se houve ou não corrupção e lavagem de dinheiro — para arrastar os processos indefinidamente.

Reparem de novo: o STF não disse que triplex e sítio não foram dados a Lula, por empresas corrompidas com a Petrobras. Disse que o caso deveria ser reiniciado em Brasília, talvez em São Paulo, talvez .

Tudo considerado, é, sim, toda a operação Lava-Jato que pode ser desmontada — nas firulas processuais — como foi a Castelo de Areia. E se, na próxima semana, o STF decidir pela suspeição de Sergio Moro, o fim é certo.

Claro, os ministros dirão: só vale para Lula.

Sim, claro, só para Lula, dirão, às gargalhadas, os advogados dos demais condenados, quando estiverem comemorando no grupo.

Saúde = economia

É simples assim: os países cujos governos foram eficazes no combate à pandemia já registram forte recuperação econômica.Exemplos: China, que deve crescer a mais de 10% anuais; Estados Unidos, com PIB previsto para mais de 6,5%; Inglaterra, onde a oferta de emprego já supera o nível pré-pandemia; Israel; Austrália; Nova Zelândia.

O FMI já revisou para cima as previsões de crescimento global. Claro que a base de comparação (2020) é baixa, mas muitas economias voltam ao nível de 2019, antes da Covid-19. O que há de comum entre os países que ressurgem? Lockdown, distanciamento mais vacinação dá em saúde para as pessoas e, pois, para a atividade econômica.

Nenhum comentário: