quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Bruno Boghossian - Encruzilhada evangélica

Folha de S. Paulo

Bolsonaro insiste em Mendonça porque seu futuro depende dos evangélicos

Duas semanas antes de formalizar a indicação de seu segundo ministro para o STF, Jair Bolsonaro recebeu o diagnóstico de que aquela era uma escolha arriscada. A relação do governo com o Senado andava estremecida, e havia resistências ao nome de André Mendonça até dentro da base aliada. Mesmo assim, o presidente decidiu seguir adiante.

O que se passou depois foram quase 80 dias de humilhação. Articuladores trabalharam por semanas para destravar a votação, Mendonça fez e refez o beija-mão atrás de apoio dos senadores, e aliados chegaram a sugerir que Bolsonaro desistisse de ter um ministro terrivelmente evangélico no tribunal. Mas o presidente viu que é tarde para recuar.

O futuro político de Bolsonaro depende em larga medida do eleitor evangélico. O segmento representa 9 dos 24 pontos percentuais que o presidente marca nas pesquisas, neste que é seu pior momento. Sem resultados significativos no governo, ele insiste nessa vitória simbólica para manter o grupo a seu lado.

O caso se aproxima de uma encruzilhada. Na terça (14), o senador Davi Alcolumbre avisou novamente ao governo que não marcaria a sabatina de Mendonça e recomendou que a indicação dele fosse retirada. No dia seguinte, líderes evangélicos disseram a Bolsonaro que não abrem mão do nome. O presidente manteve seu compromisso com o grupo.

Todos os jogadores sabem que Bolsonaro não tem força política para desistir da indicação. Alguns deles, porém, apostam que Mendonça poderia desistir da vaga para conter o vexame. O próprio indicado tem dito a aliados que não cogita esse caminho, ainda que pudesse poupar o presidente de uma quebra de acordo com uma fatia crucial do eleitorado.

Líderes políticos e religiosos insistem em exercer influência na escolha do ministro porque sabem que, sem apoio em massa de evangélicos, Bolsonaro corre perigo de ficar fora do segundo turno em 2022. Se Mendonça fracassar, esses grupos vão batalhar para que o nome alternativo seja tão terrível quanto o original.

Nenhum comentário: