sábado, 2 de abril de 2022

Marco Antonio Villa: Os aventureiros na eleição de outubro

Revista IstoÉ

Na ditadura militar, principalmente depois de 1968, concentrou-se a resistência democrática no campo do jornalismo, das artes, da política e dos sindicatos

São Paulo sempre teve um papel preponderante na federação brasileira. Foi onde nasceu o primeiro partido republicano e foram eleitos parlamentares para o Legislativo provincial e nacional. O movimento abolicionista teve na província um papel importante. A ação de Luís Gama foi célebre, assim como a dos caifazes, liderados por Antonio Bento. No processo de consolidação da República, São Paulo apoiou Floriano Peixoto em momentos decisivos da Revolução Federalista e da Revolta da Armada. Posteriormente teve os três primeiros presidentes civis – Prudente de Moraes, Campos Salles e Rodrigues Alves.

No campo das lutas sociais, o estado foi teatro de grandes greves liderados pelos anarquistas, em defesa de direitos trabalhistas, entre as quais as de 1905, 1906, 1917 e 1919. Também foi palco do segundo 5 de julho, o de 1924, quando durante três semanas a capital foi tomada pelos rebeldes tenentistas. O Partido Democrático (1926) foi um defensor do voto secreto, demanda que foi incorporada à plataforma da Aliança Liberal. Em 1930 Getúlio Vargas fez apenas dois comícios, um deles em São Paulo, que foi, até aquele momento, a maior manifestação de massa da história da cidade.

Durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), o estado teve diversos representantes nos vários ministérios. No período populista (1945-1964) – especialmente, a capital – a participação popular também esteve presente no movimento sindical nas duas maiores greves do período, em 1953 e 1957. Na ditadura militar, principalmente depois de 1968, concentrou a resistência democrática, tanto no campo do jornalismo, das artes, da política e nos sindicatos. Em 1982, Franco Montoro obteve mais que o dobro de votos do candidato da ditadura e foi eleito governador de São Paulo. Dois anos depois lançou Tancredo Neves à Presidência da República, em meio à campanha das Diretas Já e os grandes comícios de 25 de janeiro e 16 de abril. Teve em Ulysses Guimarães a Presidência do PMDB, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Constituinte, simultaneamente. Sem estender mais a análise histórica, o que aconteceu com São Paulo, hoje, tomado politicamente por aventureiros, oportunistas e forasteiros – vide os candidatos à Câmara Federal e ao governo estadual –, sem nenhuma vinculação com o estado?

Nenhum comentário: