sábado, 2 de abril de 2022

Carlos Alberto Sardenberg: O Roubo admitido

O Globo

Bolsonaro e Lula se ocuparam do tema Petrobras nesta semana. Sobraram equívocos, alguns curiosamente idênticos. Os dois acham que a estatal só trabalha para ela mesma e para os acionistas do mercado privado.

A diferença é que, para Lula, a Petrobras do PT era uma grande empresa de tecnologia, que apoiava o desenvolvimento nacional.

Por que não é mais?

Segundo Lula, porque inventaram a “narrativa” da corrupção, envolvendo não apenas a empresa, mas também seus funcionários. As mentiras foram tantas, diz o ex-presidente, que empregados da Petrobras não podiam entrar em restaurantes “porque eram chamados de ladrões”.

Se, na visão de Lula, não houve corrupção, mas uma narrativa de roubalheira, cabe ao PT responder com outra narrativa, que explique isso ao povo.

Mesmo com toda a lábia de Lula, será difícil. Não há uma narrativa, mas toda uma documentação, em tribunais brasileiros e internacionais, mostrando o sistema de corrupção implantado em torno da Petrobras.

Os competentes funcionários da estatal não foram acusados. Foram denunciados e punidos diretores e gerentes nomeados por indicação de partidos políticos, que se associaram a grandes empresas para arrecadar dinheiro para campanhas e, depois, para os bolsos próprios.

Essa associação entre governos, estatais e empresas contratadas vem de muito antes de o PT chegar à Presidência da República. Vem das prefeituras, como a de Santo André.

Recomendo o documentário “Celso Daniel”, da Globoplay, sobre o assassinato do então prefeito de Santo André. Ao longo do processo, surgiram duas versões principais. A primeira, de que havia sido um crime comum, cometido por engano. Os bandidos teriam sequestrado a pessoa errada.

A segunda versão, alimentada por familiares de Celso Daniel, dizia que o então prefeito havia descoberto um esquema de corrupção com as empresas de ônibus e, por isso, teria sido apagado.

Não é o caso de discutir aqui qual versão deve prevalecer, mas o documentário deixa claro que havia um esquema de arrecadação de dinheiro das empresas de ônibus. Quem conta isso é um ilustre prócer do PT, Gilberto Carvalho, que trabalhava com Celso Daniel.

No capítulo 3, ele conta que foi acalmar os familiares do Celso Daniel, nervosos com a história de corrupção. E disse assim, conforme se ouve a partir do segundo minuto: “Olha, qualquer grupo político, para fazer campanha eleitoral, precisa arrecadar. Essa arrecadação pode ser feita legalmente ou à margem da lei, no caixa dois e tal. No caso de Santo André, as campanhas eram feitas, o Sérgio era o encarregado. Possivelmente você tinha prática de caixa dois, sim”.

Na mesma conversa, Gilberto Carvalho apressa-se a tranquilizar os irmãos de Celso Daniel. Repete que houve caixa dois, mas afirma: “O irmão de vocês nunca se meteu em corrupção no sentido de ter proveito próprio”. Ou seja: roubar para o partido pode.

No julgamento do mensalão, os advogados de Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, admitiram que havia esquema de caixa dois, apelidado de “recursos não contabilizados”, e tentaram classificar essa prática como mera infração eleitoral —coisa pequena. Essa tese era normalmente aceita nos tribunais. No julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa à frente, foi classificada como é: roubo, assalto à população.

Se as empresas de ônibus precisavam pagar caixinha ao PT, de onde tiravam o dinheiro? Das passagens, que, por isso, tinham de ser mais caras.

Foi esse mesmo o esquema praticado na Petrobras, levado ao máximo. E, como sempre acontecia, parte do dinheiro ia para bolsos particulares.

A Lava-Jato apanhou isso. Mas, como a onda agora é desmoralizar a operação, recomendo uma visita ao site da Secretaria do Tesouro do governo americano. Procurem por Kleptocracy Asset Recovery Rewards Program — um programa criado pelo Congresso para recuperar dinheiro de propinas. Há boa recompensa para quem indicar onde está dinheiro de propinas pagas pela Odebrecht e Braskem — esta uma associação entre Petrobras e Odebrecht. 

 

Nenhum comentário: