Quando escolheu a ministra-chefe de seu Gabinete Civil, Dilma Rousseff, para
disputar pelo PT a sua própria sucessão na Presidência da República, Luiz
Inácio Lula da Silva tratou logo de embalar a futura candidata com atributos de
excepcional gestora da coisa pública, adornando-a com a obsequiosa qualificação
de "Mãe do PAC". No Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Lula
depositava alentadas esperanças de se consagrar como o governante que teria
feito tudo aquilo que ninguém jamais ousara ou tivera o descortino e a
capacidade de fazer antes na história deste país. Ser "mãe do PAC",
condição que obviamente implicava elevada capacidade administrativa, era - para
usar a expressão que o lulopetismo popularizou - "mel na chupeta",
fórmula infalível para garantir a vitória eleitoral. Tese que resultou provada,
confirmando a enorme habilidade política de seu inventor.
O que resta a ser comprovado, quando a "mãe do PAC" está prestes a
completar dois anos de governo, é sua tão decantada capacidade administrativa.
Ninguém melhor do que Dilma Rousseff entende as dificuldades de governar nas
condições consagradas pelas práticas habituais dos oito anos precedentes a sua
ascensão ao Palácio do Planalto. Como também não ignora que manter incólume a
imagem de governante competente é essencial para garantir a pretensão de se
reeleger daqui a dois anos. E não é por outra razão que ela se tem mostrado
obsessivamente empenhada em blindar sua imagem de gestora eficiente.
De fato, o desafio que Dilma tem pela frente não é brincadeira. Para
começar, é preciso reconhecer que assumiu o governo em condições muito menos
favoráveis do que aquelas em que seu padrinho navegou durante a maior parte dos
oito anos de mandato: a estabilização monetária e o início da modernização do
Estado, levados a bom termo nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique,
ao que se somou uma conjuntura econômica internacional extremamente favorável
pelo menos até 2008.
Dilma, por sua vez, chegou ao poder tendo pela frente desde logo três
condições severamente adversas: a economia global em crise; uma estrutura
governamental contaminada por oito anos de verdadeira farra do boi com as
finanças públicas e com capacidade operacional seriamente prejudicada por um
aparelhamento partidário sem precedentes; e a manifestação clara dos efeitos
negativos da ineficiência de uma gestão pública marcada pelo fisiologismo e
pelo aparelhamento político-partidário da máquina do Estado.
Mas o fato é que nada, senão um incorrigível dogmatismo ideológico e a
vocação autoritária, justifica a insistência com que Dilma Rousseff tem metido
os pés pelas mãos na tentativa de enveredar por atalhos desastrados para a
solução de problemas importantes. Tomem-se como exemplo as medidas para
baratear a energia elétrica. É muito fácil prometer ao País energia 20% mais
barata e impingir a conta goela abaixo do Tesouro, dos governos estaduais e dos
acionistas minoritários das empresas energéticas. E ainda por cima acusar de
"insensibilidade" os que se recusam a se submeter ao golpe. Equívocos
como esse, que se somam à inoperância dos PACs, às indefinições do pré-sal, à
ausência de resultados significativos nas áreas de saúde e saneamento, à sempre
adiada transformação da Educação em prioridade básica, à absoluta incapacidade
de inovar e avançar na área cultural - tudo isso, dois anos passados da posse
na Presidência, coloca em xeque a imagem de competência gerencial de Dilma
Rousseff que os marqueteiros petistas venderam para o público.
E não serão medidas paliativas ou lances de pura promoção pessoal que
impedirão que os indicadores econômicos continuem se deteriorando a ponto de
afetar o bolso da "nova classe média" e, em consequência, abalar a
popularidade de Dilma Rousseff. E o que o governo faz para melhorar seu
desempenho? Aperfeiçoa métodos de planejamento e gestão? Não. Manda instalar
170 câmeras de TV para que a presidente possa fiscalizar obras públicas em
tempo real. É inútil fiscalizar o que não foi competentemente planejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário