domingo, 25 de maio de 2014

Acusações de uso de cocaína vêm do 'submundo da política', diz Aécio

Diógenes Campanha – Folha de S. Paulo

Em Porto Alegre (RS) para participar do lançamento da pré-candidatura ao governo gaúcho de Ana Amélia Lemos (PP), o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), disse ser alvo de "acusações" vindas do "submundo da política".

A declaração foi dada em resposta a uma jornalista que questionou o tucano acerca de acusações de que ele seria usuário de cocaína.

"Você sabe que existe hoje um submundo da política nas redes, em que anonimamente as pessoas fazem quaisquer tipo de acusações sobre seus adversários, esperando que alguém, talvez desavisadamente, possa trazer esse tema para o jornalismo sério", afirmou Aécio.

Segundo o senador, há hoje uma "guerrilha na internet". "Se nós fomos dar atenção à guerrilha na internet, ninguém pode enfrentar os nossos adversários. Eu tenho uma história de vida da qual me orgulho muito, absolutamente digna e honrada, talvez tenha sido isso que tenha me trazido até aqui."

Na sequência, o tucano sugeriu que a acusação seria motivada pelas sucessivas derrotas que ele impõe ao PT em Minas há 15 anos.

"Eu me especializei numa coisa, talvez você [jornalista] não saiba: em derrotar o PT. Todas as vezes, há 15 anos eu ganho do PT no primeiro turno em todas as eleições no meu Estado. E como não tem sobre a minha vida absolutamente nada [na atuação como governador], essas acusações vão ocorrer."

Aécio afirmou que organizou o Estado e é respeitado hoje pela grande maioria da população de Minas, "até pelos adversários".

"Os indicadores do Estado estão aí. Eu fico muito feliz de que, num momento desses, o PT não consegue ir pro debate sério sobre o Brasil. O que nós temos que tomar cuidado é não fazemos, até desavisadamente, o jogo daqueles que querem trazer a campanha para esse submundo. Se depender de mim, só haverá disputa sobre o debate político."

Maconha
Em entrevista à Folha publicada na quinta-feira (22), Aécio admitiu já ter experimentado maconha, mas se disse contrário à descriminalização da erva.

"Quando tinha 18 anos, experimentei maconha e ficou por aí. E não recomendo que ninguém faça", respondeu em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e do "UOL".

Ele diz ser contra a experiência do Uruguai, país que legalizou o consumo de maconha. "Não gostaria de ver o Brasil como cobaia de uma experiência que não se sabe o resultado. Não acho que essa seja uma agenda para o Brasil. Não sou a favor da descriminalização."

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, principal aliado de Aécio no PSDB, defende a legalização da maconha no país.

Nenhum comentário: