sexta-feira, 4 de março de 2016

Alvo de nova fase de Lava-Jato, Lula será levado à Polícia Federal

• Ex-presidente deve cumprir mandado de condução coercitiva. Nova fase da Operação, batizada de 'Aletheia', é realizada em SP, RJ e BA. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais

Polícia Federal faz buscas na casa do ex-presidente Lula

• Nova fase da operação Lava-Jato é realizada em três estados

Por O Globo

RIO - A Operação Lava-Jato, que começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou na 24ª fase nesta sexta-feira. Segundo a PF, a operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e na residência do filho dele, Fábio Luiz Lula da Silva, na capital paulista, onde são realizadas buscas.

A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. Esta etapa é cumprida em três estados: Rio, São Paulo e Bahia. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

Um dos mandados de condução coercitiva tem como alvo o ex-presidente Lula, que será obrigado a ir à sede da Polícia Federal para prestar depoimento.

Na capital paulista, há também agentes da PF no Instituto Lula e na Odebrecht. Há mandados para Atibaia e Guarujá, onde estão o sítio e tríplex do ex-presidente.

Às 6h da manhã, os carros da Polícia Federal chegaram à casa de Lula, em São Bernardo do Campo, e permanecem no local. Às 6h50m, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo.

Na casa de Fábio Luíz Lula da Silva, também conhecido como Lulinha, dois carros da PF e um da Receita Federal são usados na diligência. Quatro carros entraram na garagem do prédio de Lula e cerca de dez agentes ficaram na portaria.

Nenhum comentário: