sexta-feira, 4 de março de 2016

Isolada e à deriva – Editorial / Folha de S. Paulo

A crise política que atordoa a administração Dilma Rousseff (PT) desde o ano passado mudou novamente de patamar nesta quinta-feira (3), após a notícia de que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) fez acordo de delação premiada com os investigadores da Lava Jato.

Segundo a revista "Istoé", as afirmações de Delcídio atingem de forma direta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma Rousseff.

Ambos não só detinham pleno conhecimento do sistema de corrupção instalado na Petrobras mas também teriam agido para silenciar testemunhas ou evitar a punição dos envolvidos.

São acusações gravíssimas, capazes de, se confirmadas, afundar de vez o grupo político alojado no Palácio do Planalto desde 2003.

O governo, naturalmente, tratou de desmerecer as declarações atribuídas a Delcídio. Seriam retaliações de quem ficou quase três meses na cadeia sem que tenha recebido ajuda para sair de lá.

Ainda que não fosse por isso, convém lembrar que o conteúdo de qualquer colaboração premiada precisa ser corroborado por provas. As palavras do delator não bastam para condenar ninguém.

Como consequência, a credibilidade ou as motivações de quem se dispõe a contar o que sabe se tornam irrelevante no âmbito processual; o que interessa é a validade das pistas apresentadas –e a respeito delas o Supremo Tribunal Federal ainda dará seu veredicto.

Na esfera da política, porém, há inegável diferença entre o que afirma um doleiro desacreditado e um ex-líder do governo no Senado Federal. Daí por que líderes da oposição pretendem usar as novas revelações para reforçar o pedido de impeachment da presidente.

Tanto pior para o Planalto, divulgaram-se também nesta quinta-feira os números desastrosos do PIB. A retração de 3,8% em 2015 e as projeções igualmente tenebrosas para 2016 atestam que o Brasil enfrenta uma das piores crises econômicas de sua história.

Os articuladores das manifestações anti-Dilma dificilmente teriam concebido combustível melhor para as passeatas marcadas para o próximo dia 13.

Nem mesmo a intolerável presença do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à frente da Câmara –e do processo de impeachment, portanto– joga a favor do governo a esta altura dos acontecimentos.

Acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, o peemedebista tornou-se réu no Supremo, mas já não é alvo preferencial da indignação de seus colegas.

As atenções se voltam para Dilma Rousseff, que conhece seu pior momento desde que assumiu o segundo mandato. A presidente parece cada vez mais isolada e à deriva, sem condições de retomar o leme.

Nenhum comentário: