segunda-feira, 29 de março de 2021

Irapuã Santana - Afinal, o que é racismo?

- O Globo

O Brasil é um país racista? A polícia é racista? Uma política pública pode ser racista? Você, meu caro leitor, considera a si mesmo racista?

São as perguntas que aparecem em nosso debate público atual, principalmente após a morte de George Floyd, em maio de 2020, nos Estados Unidos. Mas como uma palavra tão curta pode ser utilizada em tantas situações diferentes?

Afinal, o que é racismo?

Existem diversas formas de tentar defini-lo. Tentarei passar a definição que, após muita reflexão, deixa maior conforto no meu entendimento.

Creio que podemos defini-lo como a prática de desumanização ou subcategorização do indivíduo por sua raça ou etnia.

Tal desclassificação pode acontecer em nível individual, quando uma pessoa comete essa ação em relação a outra; mas também pode ocorrer em nível coletivo, tanto por parte das instituições, quanto pela sociedade em geral, no momento em que é possível observar um comportamento social e institucional reiterado, de modo naturalizado.

A designação como indivíduos de segunda categoria foi o fundamento principal que levou à escravização de milhões de pessoas negras e à subalternidade que vivemos ainda nos dias atuais.

É esse o pilar que sustenta a Lei 7.716/89, na qual está a noção genérica de que é crime impedir o acesso ao bem da vida pretendido por determinada pessoa, em razão de sua “raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Nesse sentido, seria possível enxergar a sub-humanização fora do campo individual? Seguramente.

É só lembrarmos a Lei de Terras de 1850, que restringia a aquisição de propriedade, excluindo o meio laboral, impondo a exclusividade da compra. Assim, os negros recém-alforriados não tinham dinheiro para adquirir nem sequer um terreno para construir sua casa. Enquanto isso, em 1890, o Estado brasileiro concedia a possibilidade de aquisição de propriedade, mediante trabalho, caso você fosse branco e viesse da Europa.

Negar categoricamente o direito à liberdade e de propriedade é sentenciar à miséria, por gerações, grande parcela da sociedade brasileira. Afastar os negros dos grandes centros, criminalizar seus costumes e relegá-los à própria sorte é aquilo que a história conta na construção deste país.

Isso se reflete no presente, enquanto os piores índices socioeconômicos têm em comum a cor escura da pele das pessoas representadas.

A partir desse quadro, há quem defenda que o racismo deveria ser analisado dentro de uma lógica de infraestrutura coletiva, com um pano de fundo histórico sempre presente. Por outro lado, também existem os negacionistas, que não enxergam o racismo em lugar algum, sob o argumento de que todos somos iguais, havendo, quando muito, alguma ação individual.

Esta proposta é seguirmos um caminho do meio e reconhecer ambos os fenômenos — individual e coletivo —, a fim de que possamos combater a discriminação racial em todas as suas esferas de atuação, nos pontos exatos em que ela mantém a vulnerabilidade da população negra e chegarmos, passo a passo, à tão sonhada igualdade.

Nenhum comentário: