sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Nelson Motta - Depois da chuva

- O Globo

As pessoas estão exaustas de tanto antagonismo e intolerância

Posso estar errado, pode ser só um wishfull thinking, um otimismo vocacional, mas tenho a impressão de que muitas coisas mudaram no Brasil e nos Estados Unidos. Ou melhor, começaram a mudar. A maioria dos americanos se cansou da grosseria, do autoritarismo e do egocentrismo patológico de Trump, embora mais de 70 milhões ainda acreditem nele. Já é um adianto, pequeno mas animador. No Brasil, os candidatos apoiados por Bolsonaro fracassaram, o que parecia apoio era o beijo da morte. Não há fake news capazes de reverter o banho de realidade a que o Brasil assistiu ao vivo, com o Centrão, o DEM e o PSDB ganhando as capitais e a esquerda no segundo turno em Belém, Fortaleza, Recife, São Paulo e Porto Alegre. Aleluia, irmãos!

Tenho a impressão de que as pessoas no Brasil também estão exaustas de tanto antagonismo, intolerância e animosidade; a pandemia e o fantasma da morte recolocaram muitos valores em seus devidos lugares, a vida em primeiro. Todo mundo está de saco cheio de viver num mundo binário, em que só se pode ser de um lado ou outro, sem independência, sem divergências e sem movimento, fazendo da vida uma escolha primária e estática, que não evolui.

Depois de “O dilema das redes” todo mundo já sabe, mas é bom lembrar que, quanto mais brigas e confrontos houver on-line, mais ganham as redes sociais em anúncios, porque vivem disso. Mas o isolamento social e o clima eleitoral fizeram as big techs dobrarem suas receitas bilionárias este ano nos Estados Unidos, e as campanhas contra empresas que lucram com o ódio ganharam força e exigem mudanças.

Radicais, de qualquer lado, começam a desistir das ilusões de convencer o outro a mudar sua opinião ou sua crença. É o preço da bipolarização, da bipolaridade psiquiátrica do Brasil, que exige debates civilizados sobre o que realmente interessa à sociedade. Problemas complexos não têm soluções em preto ou branco, direita ou esquerda, sim ou não. Isso é para primários, toscos, ignorantes e fanáticos. Que ainda não notaram o que está acontecendo.

Nenhum comentário: