sexta-feira, 2 de julho de 2021

Às ruas, pelo impeachment de Bolsonaro!

O Cidadania convoca todos os seus filiados e militantes para ir às ruas no dia 3 de julho pelo impeachment de Jair Bolsonaro, chefe de um governo necrófilo, responsável pela imensa maioria das mais de 516 mil mortes da pandemia. Um governo necrófilo e, está cada vez mais claro, corrupto. A decisão de comparecer ou não às manifestações do próximo sábado é pessoal. E o partido respeita o sentimento de cada um de seus integrantes.

Aos que resolverem comparecer, que o façam respeitando as regras mínimas de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. E levantem a bandeira do Cidadania contra a mentira, a desídia criminosa e a corrupção que transformaram uma tragédia – em grande medida evitável – numa triste certeza para milhares de famílias brasileiras. É disso que se trata, porque não foi apenas negacionismo, mas negacionismo a serviço da corrupção.

Como demonstram os últimos acontecimentos, investigados e descobertos pela CPI da Covid, o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho. Renegou as medidas de contenção da pandemia, como uso de máscaras e distanciamento, ignorou ofertas de vacinas da Pfizer e da Coronavac, deixando de comprá-las no momento adequado, e quando o fez foi usando intermediários e pedindo propina: pelo menos R$ 2 bilhões.


Seguisse a ciência e comprasse vacinas, Bolsonaro teria poupado ao menos 400 mil vidas, como apontou o cientista Pedro Hallal na CPI – uma comissão que vem prestando, com a atuação destacada dos nossos senadores Alessandro Vieira (SE) e Eliziane Gama (MA), um grande serviço ao país. E que, assim como nos casos dos ex-presidentes Collor e Dilma, levará inevitavelmente a um processo de Impeachment. Nós, do Cidadania, aprovamos o apoio ao afastamento de Bolsonaro na Executiva Nacional do partido.

E somos signatários do superpedido de impeachment apresentado nesta quarta-feira (30) por diversos partidos e entidades – da esquerda à direita –, além de juristas e movimentos sociais, contra o presidente da República, unificando mais de uma centena de pedidos já apresentados na Câmara dos Deputados pelos mais diversos crimes. Esse é o momento mais grave da nossa história. E ele exige de nós postura reta e clara.

Sempre nos mantivemos do lado certo. E esse lado hoje é o da oposição a esse governo, que ataca pessoas e instituições, zomba da vida e da morte e está levando o país ao caos econômico e social. Que todos vocês, ao lerem essa carta, possam assumir publicamente essa posição em suas cidades e estados. A nossa postura é clara: basta! Chega de tanta morte e desídia.

Em nome da família brasileira, dos milhões que tiveram sua vida destruída nesta pandemia: impeachment já!

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania



Nenhum comentário: