quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PSDB pede abertura de inquérito sobre demissão de Gleisi de Itaipu

BRASÍLIA - O PSDB pediu ontem à Procuradoria Geral da República a abertura de inquérito civil e criminal contra a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

A representação solicita investigação dos crimes de peculato e improbidade administrativa na demissão de Gleisi de Itaipu Nacional em 2006. Ela saiu para ser candidata.

A Folha.com revelou na semana passada que a ministra recebeu uma indenização de R$ 41 mil, mesmo tendo saído por iniciativa própria.

Se não fosse demitida, ela perderia o direito de receber a multa do saldo do FGTS e de fazer o resgate naquele momento do fundo.

O senador do PSDB Aloysio Nunes (SP) e o líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmam que a postura de Gleisi foi lesiva aos cofres.

Os tucanos dizem ainda que o presidente de Itaipu assumir a culpa pela demissão de Gleisi, como ele fez, é uma "invenção para livrar a ministra".

A ação pede a responsabilidade de Lula por ter assinado a demissão de Gleisi publicada no "Diário Oficial da União".

Após a reportagem da Folha.com, a ministra encaminhou carta à Procuradoria perguntando se a operação foi lesiva e se colocando à disposição de devolver o dinheiro, caso a resposta seja positiva.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: