BRASÍLIA - O PSDB pediu ontem à Procuradoria Geral da República a abertura de inquérito civil e criminal contra a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
A representação solicita investigação dos crimes de peculato e improbidade administrativa na demissão de Gleisi de Itaipu Nacional em 2006. Ela saiu para ser candidata.
A Folha.com revelou na semana passada que a ministra recebeu uma indenização de R$ 41 mil, mesmo tendo saído por iniciativa própria.
Se não fosse demitida, ela perderia o direito de receber a multa do saldo do FGTS e de fazer o resgate naquele momento do fundo.
O senador do PSDB Aloysio Nunes (SP) e o líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmam que a postura de Gleisi foi lesiva aos cofres.
Os tucanos dizem ainda que o presidente de Itaipu assumir a culpa pela demissão de Gleisi, como ele fez, é uma "invenção para livrar a ministra".
A ação pede a responsabilidade de Lula por ter assinado a demissão de Gleisi publicada no "Diário Oficial da União".
Após a reportagem da Folha.com, a ministra encaminhou carta à Procuradoria perguntando se a operação foi lesiva e se colocando à disposição de devolver o dinheiro, caso a resposta seja positiva.
FONTE: FOLHA DE S. PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário