quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lula evita depor na PF sobre o mensalão

• Medo de petistas é que o interrogatório atrapalhe a campanha de Dilma

- O Globo

SÃO PAULO e BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva só deve prestar depoimento na Polícia Federal sobre o esquema do mensalão após o término da eleição, na avaliação da cúpula do PT. Desde fevereiro, Lula é convidado pela PF para colaborar nas novas investigações instauradas sobre o esquema. O medo dos petistas é que o interrogatório seja vazado à imprensa e prejudique a tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Ontem à tarde, em evento em Mauá, São Paulo, Lula não respondeu se vai ou não prestar depoimento à PF.

- Antes da eleição, não - disse Paulo Okamotto, diretor-presidente do Instituto Lula, não descartando a possibilidade do ex-presidente falar após a disputa eleitoral.

Questionado por uma repórter após comício em apoio ao candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, Lula ironizou:

- Só se você me convidar.

À noite, questionado novamente após evento em Santo André, Lula afirmou que não recebeu convite da PF.

- Quando eu for convidado, meu amor! Eu não recebi nada. Foi você quem me falou e a outra moça, hoje à tarde. Eu acho engraçado que é a primeira vez que alguém é convidado pela imprensa - disse o petista.

Segundo reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", há sete meses a PF tenta ouvir o ex-presidente nas investigações instauradas a partir de novos depoimentos do operador do mensalão, Marcos Valério de Souza, dados a PF em 2012. De acordo com a reportagem, Lula recebeu sete convites. Em nenhum momento, o ex-presidente teria recebido intimação.

A delegada Andréa Albuquerque fez vários convites ao ex-presidente por intermédio de advogados, mas não obteve resposta. Depois de condenado no processo do mensalão em 2012, Valério compareceu à Procuradoria Geral da República e acusou o ex-presidente de se beneficiar de um repasse de R$ 100 mil do mensalão. Valério também acusou Lula de intermediar as negociações de uma doação de R$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT.

A PF não respondeu por que tentou convidar Lula, ao invés de intimá-lo, já que o ex-presidente não tem mais prerrogativa de foro. O inquérito sobre as denúncias de Valério foi aberto no ano passado. Parte do caso vinha sendo mantido em sigilo até dois dias atrás, quando surgiram os primeiros vazamentos.

Nenhum comentário: