sábado, 11 de agosto de 2018

Alckmin recebe do Tucanafro propostas de políticas de igualdade racial

O presidente nacional do PSDB e candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, recebeu da executiva nacional do Tucanafro Brasil 46 propostas de promoção da igualdade racial. Agora as sugestões serão analisadas e incluídas no plano de governo. O encontro aconteceu após convenção do partido, em Brasília, e teve a participação de lideranças do segmento de diversas partes do país.

As sugestões do Tucanafro tratam de ações nas áreas de trabalho, principalmente em relação à violência e preconceito contra negros no Brasil. Entre as propostas está a reativação do programa Juventude Viva, que visa o combate ao genocídio de jovens negros no país e foi desativado por falta de recursos e investimentos.

“Trata-se de um programa que precisa ser reativado para mudarmos essa triste realidade”, defendeu o integrante do conselho de ética do Tucanafro Brasil, Diego Moreno. Ele lembra que a cada três jovens mortos a tiro no Brasil, dois são negros.

O documento foi entregue a Alckmin pelo presidente nacional do seguimento, Juvenal Araújo. De acordo com ele, o PSDB tem no seu DNA políticas públicas de promoção da igualdade racial e esse seria o caminho para mudar o olhar sobre o negro no país. “Não há nenhuma outra forma de enfrentarmos o racismo sem ser através de políticas públicas”, afirmou Juvenal.

Presidente do Tucanafro-ES, Yara Marina afirmou que políticas públicas de valorização da mulher negra precisam ser trabalhadas em todos os estados. “Nós negros somos tratados com desigualdade e as mulheres negras são as que sofrem mais racismo”, alertou.

Alckmin se referiu às propostas como uma “bússola” capaz de dar direcionamento aos trabalhos de promoção de igualdade e oportunidade, em todas as áreas do governo. “Não só na Secretaria de Igualdade Racial, mas perpassando todas as políticas públicas necessárias ao país”. E continuou. ”Nós vamos incorporá-las ao programa de governo e depois, se Deus quiser, cumpri-las no ano que vem.”

Nenhum comentário: