quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Definição dos petistas tem data marcada

Presidente do PT diz que o entendimento em torno da candidatura de João da Costa deve acontecer até o final de março

Gilvan Oliveira

Passado o Carnaval, começa a contagem regressiva no PT para a definição da candidatura do partido à Prefeitura do Recife. O presidente estadual da legenda, deputado federal Pedro Eugênio, confirmou que os petistas intensificarão a partir de agora as conversas na busca por um entendimento sobre o apoio à reeleição do prefeito João da Costa ou o lançamento de outro postulante ao seu principal espaço de Poder no Estado. “Queremos definir isso até o fim de março”, anunciou Eugênio, durante almoço oferecido ontem pelo prefeito, em sua residência, aos homenageados do Carnaval 2012 no Recife, o cantor e compositor Alceu Valença e o artista plástico José Cláudio.

O deputado afirmou que não pretende informar à imprensa a agenda de conversas. A intenção do diretório estadual petista, disse Pedro Eugênio, é levar o tema sucessão municipal do Recife à instância nacional do partido, ou mesmo ao ex-presidente Lula, já com as questões locais resolvidas e os entendimentos com os aliados, costurados. Ele também informou que o PT continuará a realizar pesquisas, para consumo interno, que vão medir a avaliação e a reprovação da gestão e os percentuais de voto dos pré-candidatos a prefeito, inclusive no Recife. Mas não precisou quantas serão feitas até o fim de março. Mesmo assim, enfatizou que os obstáculos para a confirmação de João da Costa na cabeça de chapa são mais de ordem política que administrativa. “A gestão vem melhorando seus índices de aprovação, mas o ‘xis’ da questão está na política”, reforçou.

O almoço oferecido pelo prefeito contou com as presenças do vice-prefeito Milton Coelho (PSB), de secretários, vários vereadores, deputados federais – Pedro Eugênio e Fernando Ferro (PT) – e estaduais – Teresa Leitão e Eriberto Medeiros (PTC) – artistas e jornalistas. Mas houve ausências notadas de caciques do PT e de partidos da Frente Popular, caso dos senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB).

João da Costa e assessores mais próximos evitaram temas políticos no evento – a assessoria de Imprensa do prefeito informara previamente que ele não trataria do assunto. O petista concede hoje a entrevista coletiva de balanço do Carnaval.

Oposição

Apesar de toda a polêmica sobre a ausência de convites a vereadores da oposição para participarem do almoço de ontem – reclamada pelo decano da Câmara, Liberato Costa Júnior (PMDB) – nenhum oposicionista compareceu ao ato, e entre os governistas, a bancada do PTB não se fez presente. Liberato queixou-se do fato de oposicionistas serem excluídos de um evento oficial, levando o cerimonial da Prefeitura a consertar o erro às pressas.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: