domingo, 28 de fevereiro de 2021

Luiz Paulo Costa* - Conclamação de um brasileiro preocupado

- O VALE(SP), 27/2 a 5/3/2021, pág. 6

Espero que a conquista deste maior período democrático (1985-2021) da história brasileira tenha criado uma consciência cívica capaz de combater e vencer “as forças terríveis” do atraso e do autoritarismo que se articulam para impedir que o Brasil se torne também uma das maiores democracias do mundo.

Não conseguimos ainda corrigir alguns problemas como o das desigualdades, da preservação do meio ambiente e do preconceito de nosso passado e presente, mas o futuro será radioso se conseguirmos continuar e aprofundar as conquistas do Estado Democrático de Direito, instituído pela Constituição cidadã de 1988.

Nós, que participamos das lutas democráticas que nos trouxeram até aos dias atuais, com as suas pedras do caminho, não apenas podemos ser derrotados como não legaremos aos nossos filhos um porvir glorioso para uma Pátria que, por muitos dos seus filhos, há muito merecia garantir, através do trabalho e da honestidade, dias melhores para todos os brasileiros.

Que nós, através da participação nos partidos políticos e nas demais representações da sociedade, garantidos pelas liberdades democráticas, discutamos as nossas diferenças e propostas, mas que firmemos um pacto de garantia dos avanços sociais, econômicos e políticos do Estado Democrático de Direito da Constituição da República Federativa do Brasil. Não joguemos a água suja da bacia com a criança que nasceu para viver novos tempos.

Que sejamos “pessoas comuns defendendo uma grande causa”. (Franco Montoro)

 *Jornalista e escritor

Nenhum comentário: