segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PF investigará carona de Lupi em avião de ONG

Carona de Lupi acaba na PF

Polícia vai investigar se ministro do Trabalho voou em avião pago por ONG investigada

Vivian Oswald

APolícia Federal vai investigar a suposta carona que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, teria pegado em avião pago por uma ONG para viajar pelo Maranhão em dezembro de 2009. A apuração será feita no inquérito aberto pela PF para investigar irregularidades em convênios do Trabalho, entre eles os que foram assinados com Adair Meira, o dono de ONGs que, segundo a revista "Veja", teria pagado o avião usado por Lupi. Segundo integrantes da cúpula da PF, como as ONGs já são objeto da investigação, o caso do avião também está na mira da instituição.

Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, evitou falar sobre as novas denúncias, mas lembrou que Lupi já havia solicitado abertura de inquérito na semana passada, quando surgiram as primeiras acusações de irregularidades em sua pasta.

- Qualquer situação que envolva qualquer ministro em que existam denúncias ou indícios de crimes será sempre investigada. Não estou falando só deste caso, falo de qualquer caso. Não só de Lupi, como também para mim mesmo - disse Cardozo.

No caso do avião, a investigação da PF pode não gerar desdobramento penal, pois seria relacionada a questões éticas ou de improbidade, a cargo do Ministério Público Federal. A Comissão de Ética da Presidência da República também cuida desses casos. No sábado, o PSDB informou que pedirá à comissão que apure o caso para verificar se Lupi violou o Código de Conduta de autoridades do Executivo.

- Em princípio a carona não é crime, mas um uso indevido de avião de terceiros pode ferir o código de ética - disse um dirigente da PF.

Lupi teria percorrido 7 cidades no avião

Segundo a "Veja", Lupi e caciques do PDT teriam percorrido em dezembro de 2009 sete municípios do Maranhão para lançar programa de qualificação profissional. O avião teria sido alugado pelo presidente de ONG acusada de desviar dinheiro de convênios com a pasta. Na mesma viagem estavam o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, já falecido, o então secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Ezequiel de Souza Nascimento, o então assessor de Lupi e hoje deputado federal Weverton Rocha e um convidado especial, Adair Meira, que dirige uma rede de ONGs conveniadas com o ministério.

Segundo a "Veja", Ezequiel confirmou que o avião alugado por Adair ficou à disposição do ministro e que o chefe das ONGs estava no avião. Procurado pelo GLOBO no sábado, Ezequiel não retornou as ligações.

Em nota divulgada sábado, o ministério afirmou que a agenda tinha cunho oficial e partidário. Aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2009. A pasta divulgou reprodução do bilhete aéreo e duas fotos dos eventos dos quais Lupi participou. A assessoria informou que, diferentemente do que publicou a "Veja", a aeronave usada pelo ministro era do modelo Sêneca e não King Air. "Os deslocamentos realizados dentro do estado do Maranhão para agendas, parte em veículos de filiados, e parte em aviões de pequeno porte, tipo Sêneca, foram de responsabilidade do diretório do PDT do Maranhão, do ex-governador Jackson Lago e do deputado federal Weverton Rocha", diz a nota, sem esclarecer quem pagou a conta.

Oposicionistas condenaram o loteamento das Delegacias Regionais do Trabalho, como mostrou ontem O GLOBO. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, disse que a pasta é como uma "capitania hereditária":

- Cada partido aliado se torna donatário de uma capitania, em que distribui funções e cria cargos para atender o apetite das bases fisiológicas.

Colaborou: Paulo Justus

"Duvido que a Dilma me tire! Ela me conhece bem. (...) Pela relação que tenho com a Dilma, não saio nem na reforma (ministerial, prevista para janeiro). Eu me benzo todos os dias, meu amor! Tenho o santo forte

Para me tirar do ministério, só se eu for abatido à bala!
Carlos Lupi, em entrevista após reunião com o PDT, na terça-feira, dia 8

Me empolguei. Sou humano
Lupi, na quarta-feira, dia 9, depois de ser chamado pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ao Planalto

Presidente Dilma, desculpa se fui agressivo. Te amo. Só pede desculpa quem é humano e sabe que pode errar
Lupi, em audiência na Câmara dos Deputado, na quinta-feira, dia 10

Não tenho nenhuma relação com... como é o nome? seu Adair. Posso ter, devo ter encontrado ele (sic) em algum lançamento de convênio. Não sei onde ele mora. Nunca andei em aeronave pessoal dele nem de ninguém
Lupi, na quinta-feira, dia 10, negando ter voado no avião de Adair Meira, presidente de ONG envolvida no escândalo

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: