quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ditaduras - Sérgio C. Buarque

Existe uma diferença sutil mas fundamental entre o combate à ditadura e a luta pela democracia. Todos os partidos, grupos e movimentos da esquerda revolucionária brasileira combateram - com suor, sangue e muito idealismo - a ditadura militar dos anos 60 e 70, mas nenhum deles lutava pela democracia. O enfrentamento à repressão militar não tinha o propósito de restauração da democracia burguesa, como era chamada de forma depreciativa, o objetivo era trocar a ditadura deles pela nossa (eu no meio) - a ditadura do proletariado -, supostamente a base para a construção do socialismo, exceção do Partido Comunista Brasileiro, estigmatizado como reformista, que defendia a democratização como uma etapa necessária para a futura implantação da ditadura do proletariado.

Para ser fiel à história, portanto, não se pode agora apresentar os antigos militantes da esquerda revolucionária como atores centrais na construção da nova democracia brasileira, os jovens Dilma Roussef e José Dirceu, para citar os nomes mais destacados da atualidade (não da época), foram presos, arriscaram a vida e a segurança pessoal para derrubar a ditadura mas pretendiam mesmo implantar um outro Estado autoritário. Por isso, não podem ser colocados ao lado de Ulisses Guimarães, Marcos Freire, Fernando Lira, Jarbas Vasconcelos, Roberto Freire e Pedro Simon, para citar alguns daqueles democratas que lutaram, através dos meios legais (às vezes clandestinos), também com grande risco, para a restauração democrática no Brasil. Luiz Inácio Lula da Silva, liderando o novo sindicalismo brasileiro, teve um papel relevante na redemocratização, introduzindo uma fenda nos pilares do "milagre econômico" que dava sustentação política à ditadura militar.

Se a esquerda revolucionária em geral não contribuiu, os grupos da luta armada atrapalharam o processo de redemocratização, com sua tática militarista, provocaram o efeito inverso: a intensificação da repressão, fortalecendo segmentos mais reacionários e violentos da ditadura na disputa interna de poder. E não faltaram entre os guerrilheiros aqueles que desejavam mesmo o aumento da repressão, inspirados na tese do "quanto pior melhor". A ditadura caiu por fatores totalmente alheios à estratégia e à tática da esquerda revolucionária brasileira, e apesar dela, a democratização resultou da combinação de múltiplas condições favoráveis, incluindo o próprio esgotamento do modelo econômico, que provocou a insatisfação da sociedade e o desgaste dos militares, ampliando os espaços da luta política.

Depois da Anistia (1979), é verdade, a esmagadora maioria da esquerda passou a assumir a democracia como um valor e um objetivo fundamental da sociedade, se engajando na transição que encerraria o ciclo militar. Mas, àquela altura, as ditaduras - aqui e alhures - já estavam desmontando. Agora, consolidadas as instituições democráticas no Brasil, nenhuma força política, de direita ou de esquerda (seja lá o que isso signifique), defende alguma forma de ditadura. Mas as posturas políticas do presente não podem alterar as concepções e atitudes do passado nem devem confundir o debate atual que prepara e define o futuro.

Sérgio C. Buarque é economista e consultor

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: