domingo, 30 de outubro de 2016

A política caiu no vazio - Clóvis Rossi

- Folha de S. Paulo

Que os partidos políticos tradicionais estão há anos sofrendo fortíssimo desgaste no mundo todo não chega a ser novidade.

O Brasil, como é natural, não poderia escapar a esse fenômeno. O mais recente indício apareceu sexta-feira (28) na coluna da sempre excelente Mônica Bergamo, que mostra só duas instituições com menos prestígio que a Presidência da República: são exatamente os partidos políticos (só 7% dos pesquisados pela Escola de Direito da FGV-SP confiam neles) e o Congresso Nacional (com apenas poucos mais, 10%), que é a casa dos políticos.

O problema é que, se os velhos partidos estão em decadência, os novos tampouco parecem firmar-se como alternativas, ao contrário do que parecia possível não faz tanto tempo assim.

O caso talvez mais emblemático é o do Syriza (Coligação da Esquerda Radical), que governa a Grécia desde o ano passado.

O novo grupo ascendeu exatamente pelo fracasso dos partidos tradicionais, a conservadora Nova Democracia e o tradicional Partido Socialista Pan-Helênico. Ambos foram responsáveis por enfiar a Grécia em uma situação econômico-financeira insustentável e ambos tentaram sair dela com políticas de austeridade que provocaram uma formidável derrocada social.

O Syriza foi eleito para sair do beco, mas está fracassando aos olhos dos que nele votaram: o jornal Avgí, órgão do partido, acaba de publicar pesquisa que mostra que 90% dos gregos estão insatisfeitos com o governo e que 85% acreditam que o país está no caminho errado.

Outro exemplo é o Podemos da Espanha. Surgiu de baixo para cima, a partir do movimento dos indignados (indignados com a política de austeridade dos partidos tradicionais, a exemplo do que ocorrera na Grécia).

O que conseguiu até agora, no entanto, foi apenas romper o tradicional bipartidismo de fato na Espanha, governada nos últimos 40 anos ou pelos conservadores do Partido Popular ou pelo Partido Socialista Operário Espanhol (a bem da verdade, Socialista e Operário, nesse rótulo, são apenas relíquias do passado).

Nem mesmo se aliando com o PSOE, ao qual pretende substituir como voz da esquerda, o Podemos chegaria ao poder pelo voto, como ficou claro nas duas eleições recentes na Espanha.

Além disso, já está aberta a luta pelo controle do partido entre seu líder Pablo Iglesias e seu vice, Íñigo Erejón, disputa dessas tradicionais na esquerda, que, segundo a sabedoria convencional, só se une na cadeia.

A crise dos partidos vai além deles, como aponta Antonio Navalón, colunista de "El País":

"Estamos ante a crise generalizada do sistema de representação porque a incapacidade do modelo democrático está produzindo
um enorme vazio de poder".

No Brasil, o vazio é representado pelo aumento da abstenção, dos votos brancos e nulos, fenômeno que virou até tema de campanha.

Parte da crise é causada pelo fato de que a democracia está sendo sequestrada pelo poder econômico.

Os programas partidários têm que ser abençoados pelos mercados para poderem ser implementados.

A rua sente que seu voto conta pouco.

Nenhum comentário: